quinta-feira, 5 de julho de 2012

Veleiro Jamaluce pela bola preta...

 
Veleiro Jamaluce II do comandante Jan Ludwig Engels
Em maio passado, nosso amigo Jan do Veleiro Jamaluce II foi autuado pela Marinha do Brasil / Capitania dos Portos do Paraná. Jan encontrava-se fundeado no rio Itiberê em Paranaguá, ali mesmo recebeu a visita da Marinha / Capitania dos Portos de Paranaguá. A visitinha resultou no auto de infração com a seguinte descrição: - Fundeado sem exibir sinalização de fundeio diurna e noturna. Enquadramento: Art 23 Inciso IV do Reg. da Lei 9537/97. Penalidade aplicável grupo D: R$ 40,00 a R$ 1.600,00

Confesso a vocês que eu desconhecia até então tal exigência, por isso e por acreditar que, assim como Jan mais algum amigo possa ser autuado pela falta da bola preta, resolvi publicar este post. Nunca vi esta sinalização e acabei fazendo uma breve pesquisa onde descobri o seguinte:
O Ripeam - Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar em suas páginas 505 e 506 itens 09 e 10 figuras 15-28 e 15-29 informa que: • durante o dia, uma embarcação fundeada deve exibir uma marca constituída por uma esfera preta, onde melhor possa ser vista.

É isso pessoal, acho que vamos ter arrumar algumas bolas pretas...

Colaboração:
Comandante Paulo Silveira - Veleiro Riacho Doce /VDS/RS

11 comentários:

  1. Fernando, não esqueça de comprar também o cone preto, que deve ser utilizado por veleiros quando se deslocam a motor, em particular quando estão também com a vela aberta... Philippe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Philippe !

    Eu realmente desconhecia tais exigências.

    Forte Abraço

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala sério, alguém já viu alguma embarcação utilizar a tal bola preta??
      Sem falar na utilidade de uma bola preta pendurada no mastro para efeitos de visualização a fim de evitar abalroamentos.
      Enquanto eles perdem tempo multando os veleiros fundeados, certamente há pelo menos um motonauta sem habilitação próximo a praia...

      Excluir
  3. Amigos, como sempre, excesso de preciosismo. Ou é 8 ou 80 ! Óbvio que para uma embarcação de grande porte (navios) a exigência é válida, e necessária, mas para um "veleirinho", é brincadeira !

    ResponderExcluir
  4. ôpa! e o triângulo se caso o veleiro der uma "trancadinha numa pedra ou areia"? hehehe absurdo!

    ResponderExcluir
  5. Que eu saiba isso é válido apenas para embarcações acima de 50m; menores podem exibir luz circular visivel... obrigatorio é ter o ripeam na mesa de navegação e nessa hora tirar pra ler com o inspetor... talvez a vistoria tenha sido loigo após o por do sol e ele estivesse de luz apagada... aí a coisa pega (notadamente por lá eles pegam no pé por isso...).

    ResponderExcluir
  6. Caro Ricardo,

    Passava um pouco das 11:00h... Eu acho que pegaram pesado mesmo...

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olha Fernando. Eh realmente muito bom publicar todas os absurdos da Marinha do Brasil. De certa forma eh so o que eles a Marinha podem fazer, pentelhar nos pacatos velejadores. Sera que a lancha Lambari da MB que afundou recentemente na lagoa tb tinha a bola preta a bordo?? Ou a bola preta deveria ser dada ao exemplo de competencia de seu comandante. :)
    Fininho

    ResponderExcluir
  8. Pô Ian, você não entendeu o lance... eles queriam "bola"... E os jetskis barbarizando nas praias e a fiscalização totalmente ineficiente.
    Bola preta para barcos pequenos? Estes caras da marinha são uns P.... loucos... Bola preta pra eles!

    ResponderExcluir
  9. Naveguei e morei a bordo durante 4 anos, pela costa do Brasil. BOLA PRETA?Nunca vi em ninguém. Mas lembro de um caso parecido, ocorrido há alguns anos aqui em POA. Para vistoria inicial de um grande veleiro novo, foi exigido um remo, sim um só remo. Mas pesa 12 tonelada, falou o responsável pelo barco.
    Resposta: Está no regulamento..
    O responsável pelo barco, mostrou um remo(do inflável) que mal encostava na água.
    Resposta: É remo, tá aprovado....
    Brasil, o país da "burrocracia" inútil.

    ResponderExcluir
  10. Parece coisa de quem nao tem muito o que fazer, ou, arruma confusao para mostrar servico.

    ResponderExcluir