terça-feira, 30 de agosto de 2011

Retratos da Baía da Ilha Grande - Julho de 2011

No final do mês de Julho, passamos mais alguns dias a bordo do Planeta Água "zanzando" pela Baía da Ilha Grande. Pra quem não lembra, contamos o inicio de nosso passeio AQUI, ALI e ACOLÁ.


O Planeta Água na Baía da Ilha Grande
A Pershing 115 pés Spirit of Brazil VIII de Eike Batista... Só 12.500 hp, suficientes para faze-lá chegar a 50 nós. Um dos maiores e mais velozes iates de nossas águas.
Baía da Ilha Grande
Igreja da Freguesia de Santana, monumento religioso mais importante da Ilha Grande, pois, foi a primeira igreja católica da ilha. Construída em 1843 no lugar de uma antiga capela. A Freguesia foi importante centro industrial e agrícola do século XVII, com extensas lavouras de café, cana de açúcar, legumes e cereais, além de engenhos de açúcar e aguardente.
Delta 45' Libertad - Saco do Ceú, Ilha Grande

Saco do Ceú, Ilha Grande

Delta 45', Saco do Céu, Ilha Grande

Coqueiro Verde, Saco do Céu, Ilha Grande

Saco do Céu, Ilha Grande

Coleta de lixo, Saco do Céu, Ilha Grande
Posted by Picasa

sábado, 20 de agosto de 2011

ABVC organiza palestra em Porto Alegre

Promove em Porto Alegre

Novos horizontes para velejadores do Sul

Evento em Porto Alegre apresentará grande oportunidade para velejar

Imagine sair para velejar, deixando para trás a rotina e as preocupações por alguns meses, navegando só ou na companhia de amigos. Contato direto com a natureza, novas paisagens, convívio com amigos, conquista de novas amizades, realização pessoal. Esta é a proposta que trará a Porto Alegre a ABVC - Associação Brasileira de Vela de Cruzeiro, em encontro no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, em 25 de agosto.

O palestrante Ricardo Amatucci, inveterado velejador com grande experiência na organização de cruzeiros de longo curso, apresentará uma visão do que será essa grande aventura, iniciando-se em Porto Alegre e com possibilidade de chegar ao arquipélago de Fernando de Noronha, sempre navegando em grupo. O foco da apresentação de Amatucci, autor do livro “Uma família pela Costa Sul”, será o Cruzeiro Costa Sul, do Rio de Janeiro à Florianópolis, voltado para quem nunca navegou além das redondezas do clube. Ao longo do percurso do cruzeiro, os velejadores farão escalas de interesse dos participantes.

Esta não será a primeira vez que velejadores gaúchos sairão Brasil afora em seus barcos, a partir de Porto Alegre. Geraldo Link, empresário e velejador gaúcho já falecido, navegou, há décadas, até o Oiapoque. O comandante Ademir de Miranda, o Gigante, saiu de Porto Alegre e atravessou o Atlântico, tendo alcançado o Mediterrâneo em 2009.

O principal atrativo da proposta da ABVC é a navegação em grupo, oferecendo segurança, organização, e diversas facilidades, como fundeio garantido em entidades náuticas ao longo do percurso, auxílio em casos de necessidade e previsões meteorológicas especiais.

Alguns comandantes da região sul já integraram os cruzeiros da ABVC, navegando pela costa brasileira, como Fernando Maciel, Paulo Silveira, Joel Raymundo, Nilson Marques e Ernesto Pires (este último desde Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, até Fernando de Noronha), dentre outros.

Participe do evento na próxima quinta-feira e comece a sonhar!

Depois dessa aventura, Você nunca mais será o mesmo.

Organização



O que: Palestra de Ricardo Amatucci / ABVC
Quando: Dia 25 de agosto, quinta-feira, às 20h
Onde: Veleiros do Sul
Público convidado: velejadores de cruzeiro
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível ou peça de roupa para distribuição à população carente.
Jantar: Opcional, por R$15,00
Organização: ABVC
Promoção: popa.com.br 
Vagas limitadas: Confirme sua presença pelo e-mail: info@popa.com.br

Apoio

e

Veleiro



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coragem ou Loucura ????


A pouco recebemos este excelente vídeo. Um veleiro de 40 pés, travando uma batalha "medonha" com uma série de ondas na saída do Porto de Waikiki, Honolulu, na ilha de Oahu, Havai. Coragem ou loucura, o que você acha ?

Music by Slackstring, "World of Misery" (the Van Album)

Colaboração: Bernardo Lasmar (ABVC)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Maxxi Rambler de 100 pés capotou


Clique na imagem para ampliar
Posted by Picasa

A edição 2011 da Rolex Fastnet Race foi cheia de acontecimentos. Depois de contornar ‘a pedra’ o maxi Rambler, de 100 pés, perdeu a quilha basculante e capotou. A Marinha agiu rápido e resgatou os 21 tripulantes. Mas as emoções da regata de 86 anos não pararam por aí!

Loic Peyron não pode dizer que sofreu. O skipper francês do Banque Populaire bateu o recorde da regata, completando o percurso em apenas 1 dia, 8 horas e 42 minutos. Sua velocidade média foi de 18,5 nós. O recorde anterior era de 1 dia, 16 horas e 27 minutos, estabelecido por ele mesmo, a bordo do Fujicolor, em 1999. Na semana passada, Peyron estava em Cascais disputando a America´s Cup World Series como skipper do Energy Team.

Já nos monocascos, o time árabe de Abu Dhabi, liderado pelo irlandês Ian Walker não fez por menos em águas celtas, venceu a disputa ‘interna’ com os outros dois VO70 presentes e ainda bateu o recorde de monocasco da prova por mais de uma hora . O Azzam, desenhando por Bruce Farr, que quer dizer determinação em árabe, chegou 6 minutos à frente do Groupama 4, de Franck Cammas, e mais de uma hora antes do Sanya, barco chinês – na verdade o antigo Telefônica Azul -, timoneado por Mike Sandersosn. Detalhe: os três VO70 chegaram abaixo do tempo do recorde anterior, do ICAP Leopard de 1d,20h,18m. A volta ao mundo promete!

Fontes: Dave Collins/Associated Press e Murillo Novaes




domingo, 14 de agosto de 2011

As provas praticas para navegadores amadores estão voltando... Taí uma coisa pra se comemorar !

A tendência é de encontrarmos menos navegadores "patetas" em nossas águas.

Março passado postamos AQUI, matéria sobre a temeridade que é a ausência de provas praticas para Arrais, Mestre e Capitão. Felizmente, parece que as coisas vão mudar. Noticias recentes vindas do centro deste lindo pais, dão conta de que, os exames práticos estão voltando... Os exames para amadores, serão bem mais exigentes, uma vez que trata-se da porta de entrada na área náutica e, a enorme quantidade de acidentes (a maioria não divulgada) tem muito a ver com o péssimo nível das provas aplicadas atualmente. Fico feliz de ver os exames práticos de volta. Taí uma coisa pra ser comemorada!

Colaboração: Lauro Valente, Fabio Reis e Eduardo Schwery (ABVC).

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Coqueiro Verde, Saco do Ceú, Ilha Grande - Angra dos Reis, RJ.


Coqueiro Verde, localização privilegiada no Saco do Ceú
Posted by Picasa

Já faz algum tempo que tenho esta imagem do Coqueiro Verde arquivada, é diferente de todas que fotografei e vi até agora. "Surrupiei" ela do próprio Damasio, dono do lugar e, agora divido com vocês. Pra quem ainda não sabe, nem leu nada sobre o lugar, de uma olhada em nossos arquivos Angra e Região. Pra resumir, de cada dez vezes que vamos a Ilha Grande, dez vezes passamos ao menos um dia no Saco do Céu e bem em frente ao Coqueiro Verde. Clique na imagem para ampliar.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Retratos de Ilhabela

Novamente a chuva não nos deixou fazer boas imagens... Desta vez de Ilhabela, como contamos na postagem anterior. Clique nas imagens para ampliar.


Navio no Canal de São Sebastião

Canoas Caiçaras na Praia de Santa Tereza, Ilhabela

Praia de Santa Tereza, Ilhabela

1ª REVEC - Ilhabela

Pinda Iate Clube, Saco da Capela - Ilhabela
Posted by Picasa