terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais Saco do Mamanguá, Paraty

Atendendo aos pedidos de nossos leitores: estamos postando mais imagens do Saco do Mamanguá, estas, clicadas em outras visitas a este paraíso. Clique nas imagens para ampliar.



Saco do Mamanguá, Paraty
 
Ao fundo o Pico do Pão de Açúcar, fotografado a bordo do clássico veleiro Aventura
 
Praia do Cruzeiro no Saco do Mamanguá, Paraty

Amanhecer no Saco do Mamanguá

Praia das Pacas no Saco do Mamanguá, Paraty

Planeta Água - Delta 26' e o Pico do Pão de Açúcar

Praia das Pacas no Saco do Mamanguá, Paraty

Refúgio de bom gosto no Saco do Mamanguá

Vitória, Saco do Mamanguá, Paraty
Posted by Picasa

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Saco do Mamanguá e Pico do Pão de Açucar, Paraty - RJ. - Brasil


Uma hora depois e, a 575 metros de altura o momento da foto.
Saco do Mamanguá, o fiorde de Paraty

Único no país, o fiorde tropical do Saco do Mamanguá, área de preservação ambiental, é o principal criadouro marinho da baía da Ilha Grande

Texto e fotos: Fernando Maciel

Abril de 2011, dia 21. Já fazia algum tempo que planejávamos voltar ao Saco do Mamanguá em Paraty. Na primeira vez que estivemos por aqui, ainda com o Deltinha 26, achamos o lugar fantástico e contamos tudo AQUI. Depois disso, visitamos o Saco do Mamanguá em mais uma ou duas oportunidades. Agora estamos novamente neste paraíso, assando um churrasquinho bem em frente a praia do Cruzeiro na posição S 23°15,775' W 044°37,333' num fundeio de cinco metros. Um dia simplesmente maravilhoso, calor, sol, mar cristalino e liso, tudo isso, com o Pico do Pão de Açúcar como pano de fundo. Enquanto me entretenho com a churrasqueira, Marta e Vitória vão com o bote até a pequena vila, e de lá voltam com uma jarra de caipivodka. Eu falei... Tudo neste lugar conspira para que estejamos muito, muito bem!

Este lugar ímpar fica ao Sul de Paraty, pra mim, uma das regiões mais belas do litoral brasileiro. O fiorde tropical do Saco do Mamanguá, possui aproximadamente oito quilômetros de comprimento por 1,2 quilômetros de largura e, é cercado por montanhas em ambos os lados. Se vocês olharem no Google Earth ou mesmo nas cartas náuticas vão ver que, o Saco do Mamanguá lembra o formato da Itália, com seu contorno parecendo uma bota. Lá no fundo do Saco, existe uma grande área de mangue, criadouro natural de peixes, caranguejos e moluscos.

Não demorou muito e, a jarra de "caipa" secou. No automático... Pedi pra Vitória pegar uma cerveja na geladeira, e logo em seguida, o abridor. Vitória, apareceu na gaiúta de entrada e, com uma cara de interrogação nos perguntou: - o que é um abridor ? É óbvio que achamos que era brincadeira dela! Até percebermos que, ela falava sério mesmo. Marta desceu, abriu algumas gavetas e, logo apresentou a ferramenta pra ela. Veio então, a segunda pergunta: - como se usa isto ? Após uma breve demonstração do uso do abridor, perplexos, conversávamos no cockpit sobre o ocorrido quando... Marta, após um tempo pensativa disse: - É claro! A geração dela é das latinhas, pets, embalagens longa vida e long necks. É isto aí, ela não sabia mesmo o que era um abridor! Devo confessar que, ainda estou de boca aberta e, me achando "baita-velho".

Aqui na praia do Cruzeiro, em frente à ilha Grande, está localizada a vila de pescadores do Mamanguá e ali é possível comprar ostras, sururu, mexilhões, peixes, lulas, polvos e camarões direto do pescador (não existe nenhum mercado de peixe, deve-se procurar algum pescador que tenha acabado de pescar esses produtos e ainda não levou à cidade para serem vendidos). Nessa vila inicia uma trilha de aproximadamente 50 minutos que leva ao Pico Pão de Açúcar, de onde se tem uma belíssima vista de todo o Saco de Mamanguá. Resolvemos deixar esta aventura "alpinistica" pra manhã.

A noite esta maravilhosamente estrelada, sem uma gota de vento. Espumante... Na telinha, "Eagles" (dvd presente do Ladislau). Marta e Vitória resolvem jogar um carteado. Eu, deitado no cockpit, viajo no céu super estrelado.

Levanto cedo e, encaro em solitário o trekking ao Pico do Pão de Açúcar. Vitória, tapada até a cabeça, me disse: - nem pensar ! E Marta, resolveu que, não ia deixar a filhota sozinha. Fui!

Foi uma caminhada forte, a trilha é bastante íngreme e levei uma hora e dez minutos pra atingir o topo. Tomei uma baita canseira e, transpirei baldes pra vencer os 575 metros do Pico do Pão de Açúcar. O resultado desta aventura, foram fotos que a bastante tempo eu queria clicar e, algumas gramas a menos neste corpinho que Deus me deu e eu estraguei bem estragadinho.

Neste lugar, mar, montanhas, duas ilhas, 33 prainhas, dezenas de riachos e um manguezal, formam uma incrível paisagem. Aqui, vivem tartarugas, peixes, cavalos marinhos e golfinhos. O grande destaque, porém, só pode ser visto à noite, na completa ausência de luz: os plânctons vistos apenas em águas quentes de locais extremamente preservados.

O Saco do Mamanguá ainda é assim, graças ao esforço de ambientalistas e caiçaras para impedir a devastação. Jet-skis e barcos de alta velocidade não são bem-vindos, todo o lixo é reciclado e o Saco de Mamanguá não conta com energia elétrica. Ao cair da noite, são as velas e lampiões que se acendem para o jantar à beira-mar.

Depois do café, rumamos de volta para à Ilha Grande. Mais esta é outra história...

Abaixo imagens do Saco do Mamanguá e Pico do Pão de Açúcar - Clique nas imagens para ampliar.


O Planeta Água no Saco do Mamanguá

Saco do Mamanguá

O fundeio em frente a Praia do Cruzeiro

Praia do Cruzeiro no Saco do Mamanguá

Pico do Pão de Açúcar, Saco do Mamanguá

Saco do Mamanguá

Pico do Pão de Açúcar, Saco do Mamanguá

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ladislau Szabo nosso tripula e kite surfer se envolve em "enrosco" em Itapiruba S/C

Nosso tripulante e kite surfer maníaco Ladislau Szabo, teve um pequeno contratempo neste final de semana. Ladislau, se aventurava nas águas de Itapiruba S/C com seu kite surf e, não percebeu a aproximação de uma aeronave que se preparava para pouso no aeroporto local. Ladislau, disse: - nunca voei tão alto! Já o piloto da aeronave, Dudu da Gol, que fazia um "free" pra outra companhia... Declarou: - eu não vi, nem senti nada! Ladislau esta bem, apesar das escoriações...

domingo, 22 de maio de 2011

Tinha que ser no Falcão Maltês ?...


Já faz um tempinho que aconteceu na Baía de São Francisco - EUA O Mega Yacht Falcão Maltês com seus 268 pés (88 metros) foi literalmente atropelado. Bem que os caras podiam ter escolhido um O'day 23 pra bater... Que fria!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Origem da Preguiça


-Preciso de um favor seu, senhor Bah!
Ilustrações by Toko

Chegando em Porto Seguro, Pedro Álvares Cabral foi ter com um índio:
-Ora, pois... Nativo desta terra tão bela... Como te chamas?
-Índio chamar Bah! - respondeu ele, rispidamente / curto e grosso.
-Bah? - perguntou o português, surpreso.
Tudo bem, tudo bem!
-Preciso de um favor seu, senhor Bah!
-Bigodudo falar, Bah escutar...
-A vela do meu barco rasgou! Sabe como é, venta muito por aqui...
Presciso que você vá nadando até aquele outro navio e avise os meus companheiros que descobrimos uma nova terra!
-O que Bah ganhar com isso?
-Como homenagem a vossa senhoria e para que todos se lembrem que Bah foi até o outro lado da praia para oficializar esta descoberta, esta terra se chamará Bahfoi!
-Ah, não, Bah não quer ir... Bah ter muita preguiça... Bah não ser muito chegado a trabalho! Melhor o senhor chamar esta terra de Bahia !!!!!

-O que Bah ganhar com isso?

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sinais do Apocalipse... - Off Topic

Tiririca na comissão de educação ????
  • Lázaro Ramos... Galã...
  • Sandy...Devassa...
  • Faustão... Magro...
  • Silvio Santos... Pobre...
  • Dilma... Fazendo omelete na Ana Maria Braga...
  • Tiririca... Na Comissão de Educação...
  • Maluf e Collor ....Na Comissão da Reforma Política...
  • Genoíno .....Na Assessoria de ética do Governo...
  • Lula ......Dando palestras em Universidades...


É O FIM DO MUNDO!!!!!!!!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Da série: Momentos PQP

Imagem catada na Net

Ja faz algum tempo, que, tenho esta triste foto em meu arquivo de imagens. Lembro de ter catado ela na net, mas, não sei quando, nem tenho maiores informações sobre ela. Postei a imagem com a intenção de causar desconforto, e, fazer o pessoal pensar. Para que todos nós não nos descuidemos com nossos brinquedos, para que estejamos sempre alerta, sempre espertos, e, ligados... Afinal: Quem tem quilha, tem medo, ou, pelos menos deveria ter!

terça-feira, 10 de maio de 2011

O 3° Cruzeiro Costa Sul chegou a Baía da Babitonga



Caros amigos,
Apesar do atraso, segue no blog da ABVC as novidades da flotilha do Costa Sul. O atraso deve-se principalmente ao motivo que os velejadores estão curtindo muito a viagem e não se lembram de abastecer-nos com fotos e relatos, deixando o acompanhamento de quem ficou pra trás (inclusive este que vos escreve), pra trás mesmo !
Mas aqui http://blog.abvc.com.br/ já tem algo pra curtir e em breve mais atualizações.

Ricardo Amatucci
Diretor de Comunicação da ABVC

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nossa querida PETROBRAS quer mudar sua logomarca, ajude-a a escolher a nova...



O blog do veleiro Planeta Água esta engajado nesta campanha. Escolha o logo  que mais lhe agradar e deixe seu voto e comentário logo abaixo. Para deixar seu voto e comentário, clique em comentar como,  escolha a opção NOME/URL. Basta colocar seu nome e logo após deixar sua manifestação para esta campanha, você também pode comentar e se manifestar como anônimo.

Logomarca 01

Logomarca 02

Logomarca 03

Até quando o povo Brasileiro vai permitir esta bandalheira ?
Até quando vamos permitir que nos tratem como palhaços ?

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Confrades velejadores se reúnem na Pharmácia Riacho Doce em Porto Alegre, RS.

No sentido horário, o "Druída Silverix", Luis Pureur, Fernando "Jaguara" Maciel e Ladislau "Lalau" Szabo.

"O álcool não faz as pessoas fazerem as coisas melhores.
Ele faz com que elas fiquem menos envergonhadas por fazê-las mal."
William Osler
 
Nos primeiros dias do mês passado, reunimos alguns confrades velejadores na Pharmácia Riacho Doce. O Paulão, que em nossa confraria é chamado de "Druída Silverix", fez o ajuntamento lascando "emelhos" pra turma. A ideia era fazermos o de costume, ou seja, degustar as poções curativas do "Druída Silverix", churrasquear, contar estórias de navegador e dar boas risadas. Mas desta vez foi um pouco diferente, resolvemos degustar e eleger a melhor cerveja da Pharmácia Riacho Doce. Foram horas de muito sacrificio, degustamos mais de 10 marcas de cervejas do estoque da Pharmácia.  A forma de avaliação seguiu 3 critérios (coloração, gosto e aroma). Bah! Não foi fácil. Como muito bem disse nosso confrade "Lalau": - Gosto não se discute, e este é o nosso!


Ladislau depois do sacrifício no finalzito de um Gran Corolha

 Os confrades ainda meio indecisos quanto ao veredicto.

A minha predileta, mas no final fui voto vencido...sniff!

Nossa nota final está representada pelos copos à esquerda.

KAISERDON
Baixíssima qualidade.
HOLLANDIA
Leve e um pouco aguada.
BAVARIA Premium
Cerveja sem personalidade.
BRAHMA CHOPP
Possui um gosto muito próprio.
POLAR
Possui um aroma forte e agradável.
SKOL
Um dos melhores custo-benefícios do mercado.


ITAIPAVA
Uma das melhores da noite.


CARTA BLANCA
Tem lugar entre as melhores cervejas do mercado.


STELLA ARTOIS
Muito boa de tudo.


PUERTO DEL SOL
A sensação da noite.



Nossas considerações finais

No final de nossa pesquisa-degustação, não foi possível notar uma grande diferença entre as características de cada cerveja. Os confrades estavam mesmo a meia-guampa¹. Todas realmente tinham um certo padrão de coloração e qualidade, e devemos aqui esclarecer que, quando bem geladas se pareciam muito... A isso que me refiro... Bah! Ficou complicado pra eleger a melhor!

¹Meia-guampa: Meio embriago, levemente ébrio.