sexta-feira, 30 de abril de 2010

REFENO 2010 - Agora são 150 vagas!

Baía de Santo Antônio, Fernando de Noronha

Com a enorme procura por inscrições, a organização da XXII Regata Recife-Fernando de Noronha decidiu aumentar o número de vagas para 150 barcos concorrentes.

Segundo Marcelo Soares, um dos organizadores da regata, o que está acontecendo este ano é algo inédito. Normalmente 60 por cento dos barcos se inscrevem na regata após o mês de junho. Segundo o organizador, o sucesso e a excelente organização da edição passada está provocando este recorde de inscritos em tão pouco tempo.

As inscrições em massa dos veleiros integrantes do CCL 2010, Cruzeiro Internacional da Costa Leste organizado pela ABVC, também é fator relevante na grande procura de vagas para a XXII REFENO.

A regata partirá do Marco Zero do Porto do Recife no dia 25 de setembro de 2010 com uma participação recorde de barcos estrangeiros. Mais informações em http://www.refeno.com.br/

terça-feira, 27 de abril de 2010

A cor do mar...

Mar Verde Esmeralda no Saco do Céu, Ilha Grande - Angra dos Reis, RJ. - Brasil
Clique na foto para ampliar

Você sabia que... O mar muda de cor porque a água absorve uma parte das radiações que compõem a luz branca. A cor da água muda segundo as horas ou as estações, porque a absorção dos raios se processa de maneira diferente, conforme o grau de insolação e a obliquidade dos raios solares e também em função da cor do fundo, da profundidade e da quantidade de areia.

sábado, 17 de abril de 2010

Catraca ou travesseiro ???

Em uma travessia longa quando bate o cansaço... Até catraca vira travesseiro. Acima Silvio Leão "Caverna" Labres, desmaiado no través de Guarapari/ES. No traslado do Planeta Água Salvador - Angra dos Reis.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chico Manoel Island

Ilha Francisco Manoel, Rio Guaíba - POA/RS. Foto Danilo Chagas Ribeiro - Popa.com.br (clique na imagem para ampliar)

Chico Manoel, ou simplesmente Chico, como é carinhosamente chamada pelos seus frequentadores. A bela ilha Francisco Manoel, fica distante 13 milhas náuticas ao Sul de Porto Alegre, e é sub-sede do clube náutico Veleiros do Sul , seus usuários são sócios do clube ou convidados. Mas, nem sempre foi assim. Pesquisas feitas na ilha, comprovaram que os primeiros a usufruírem do pequeno paraíso foram os índios Guaranis. Hoje de posse da ilha, o Veleiros do Sul a vem preservando de maneira exemplar e a ilha esta quase como a natureza a concebeu, é claro com a exceção de algumas melhorias indispensáveis, como o pequeno porto, trapiche e instalações terrestres tudo harmoniosamente integrado a exuberante vegetação. Linda e acolhedora, a ilha infelizmente não escapa de ser agredida pelo lixo poluidor que desce o rio Guaíba. De tempos em tempos, é necessário um mutirão para fazer a limpeza na ilha, e assim manter a beleza e o encanto. Mais fotos da Chico Manoel AQUI. Mais sobre a história da Chico AQUI.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Só jogue na água o que o peixe pode comer... Nós apoiamos esta campanha!

Só pra lembrar... Você sabia que ???

Os detritos que jogamos na água, demoram muito tempo para a natureza absorver. Abaixo segue uma tabela de detritos X tempo de absorção:

Se liga cabeção... !!!

Imagens: Ziraldo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Anúncio náutico no mínimo, inusitado.

Clique na imagem acima para ampliar.

Revirando minhas pastas de imagens, me deparei com a foto acima. Não sei nada sobre ela. Não lembro de ter "catado" ela na net, nem se alguém me enviou. O nome do autor então...Nem pensar! Imagino que o carro onde esta fixado este anúncio, deva pertencer a algum membro do "MSB" (Movimento dos Sem Barco). Me desculpem as feministas de plantão mas, achei a imagem hilária e resolvi compartilhar com vocês.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A XXII REFENO deverá bater recorde de inscritos

Que "doidera"! Já são 58 barcos inscritos em apenas 10 dias. A organização da regata registrou uma inscrição exatamente à zero hora do dia 25 de março, momento em que as inscrições foram abertas no site. Todas as classes estão representadas. Se continuar neste ritmo, teremos um recorde de inscritos na edição 2010 da regata mais charmosa do Brasil. Com cinco barcos da Argentina, um dos Estados Unidos e os demais representando 10 estados no Brasil, tudo leva a crer que este ano a organização da XXII REFENO terá que limitar o número total de barcos. Se você quer ir, corra pra não ficar de fora! Inscrições e informações www.refeno.com.br

terça-feira, 6 de abril de 2010

Maré

Variação da maré no Joinville Iate Clube, SC. - Brasil

Maré é o movimento periódico de subida e descida da água dos mares. O nível mais alto que ela alcança em um dia é a preamar; e o mais baixo, a baixa-mar. Foi com a descoberta da lei de Newton que se encontrou a explicação certa para o fenômeno das marés. Sua causa é a atração das águas dos mares pela lua e pelo sol, combinada com o movimento de rotação da Terra. Alguns mares, como o Mediterrâneo, praticamente não possuem marés.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pirata do bem

O pirata do bem no "retrato acima", é o velejador gaúcho Ladislau Szabo, figurinha carimbada da vela brasileira.