quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Veleiros do Sul inscritos no CCL 2010

O comandante Paulo Silveira e seu Delta 36 Riacho Doce, ele é um dos gaúchos inscritos no CCL 2010.

Pense em um grande cruzeiro... Pois, vem aí mais uma vez o CCL! A edição 2010 do Cruzeiro Internacional da Costa Leste terá uma grande novidade: seguirá até Fernando de Noronha. Em continuidade à integração iniciada na edição anterior com a regata Internacional Recife-Fernando de Noronha, o Costa Leste vai até Recife e depois para Noronha, integrando definitivamente os dois eventos.

Já são 41 os veleiros Brasileiros inscritos e, mais 11 Argetinos pré inscritos estes últimos integrantes da flotilha do Crucero de La Amistad que vai se integrar ao CCL 2010.

Confira abaixo, os veleiros do sul já inscritos no CCL 2010:

  • Orlei Jose Barboza - Confete 36' - PR
  • Antonio Jaques da Silva - Solaris 35' - PR
  • Mario Ramos - Redboy 40' - PR
  • José André Zanella - Guga Buy 40' - SC
  • John Josue Vieira - Bulimundu 42' - SC
  • Norberto Zaniboni - Firulete 34' - SC
  • Paulo Humbert - Taouhiri 42' - SC
  • Fernando Maciel - Planeta Água 36' - RS
  • Ernesto Vicente Diegoli Pires - Rebojo I 30' - RS
  • Paulo Silveira - Riacho Doce 36' - RS

Quer ir também ? clique AQUI e saiba como participar.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Navio Veleiro de bandeira canadense naufraga a 300 milhas do Rio de Janeiro.

O navio veleiro escola Concórdia, de bandeira canadense, emborcou e naufragou, com 64 tripulantes a bordo, a cerca de 300 milhas náuticas (555,6 quilômetros) do litoral do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, após enfrentar fortes ventos. As vítimas do naufrágio foram resgatadas. O navio, que pertence à instituição de ensino West Island College International, fazia a travessia de Recife para Montevidéu. Não foi divulgado ainda quantos são alunos, professores e tripulantes. A embarcação partiu no dia 8, com chegada prevista para o dia 23.

video

Veja o video do programa de ensino (em inglês).

O Comando do 1º Distrito Naval informou que, por volta das 17h desta quinta-feira, pediu que a Força Aérea Brasileira enviasse uma aeronave para investigar a emissão de um sinal de emergência acionado pelo navio.

Por volta das 20h, a aeronave localizou uma balsa salva-vidas com pessoas nas proximidades do local onde foi detectada aquela emissão. Mais tarde, foram localizadas mais balsas, resgatadas pelo navio mercante Hokuetsu Delight.

A Marinha enviou ao local a fragata Constituição com uma aeronave a bordo para ajudar nas buscas. Três navios mercantes que navegavam naquela área se dirigiram ao encontro da balsa. Partiu ainda do Rio de Janeiro o rebocador de alto-mar Almirante Guillobel, com chegada prevista na madrugada do dia 20. A fragata Liberal partirá do Rio de Janeiro às 9h. A FAB mantém uma aeronave Hércules C-130 nas buscas.

- Está todo mundo vivo e bem - disse por telefone uma representante da área de comunicação da Marinha, sem informar onde e quando os passageiros resgatados vão desembarcar.

A instituição West Island College International oferece ensino médio e universitário a bordo do Concórdia. O programa escolar inclui dez meses de viagem. Em nota, a instituição informou que está em contato constante com as autoridades canadenses e brasileiras e com as famílias das pessoas que estavam na embarcação. A nota diz ainda que toda a assistência necessária será prestada para garantir que os tripulantes sejam adequadamente atendidos e, com segurança, repatriados logo que possível. Os familiares que quiserem informações devem entrar em contato pelo 902-427-2104 ou pelo 902-634-1895.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fotos Navegando no Rio Guaíba, Rio Grande do Sul - Brasil

Farol de Itapuã, marco divisor de águas entre o Rio Guaíba e a Lagoa dos Patos

Pense em lugares paradisíacos, é isso mesmo, assim são os recantos que os navegadores gaúchos encontram nas margens do belo Rio Guaíba. Bem, dizem que promessa é dívida, então tô pagando a minha. Na postagem, Navegando no belo Rio Guaíba - I, prometi que ia criar um álbum com fotos de minhas navegadas no Guaíbão. Agora faço mais uma promessa, a de abastecer este álbum com mais fotos e, avisar aos tripulas da blogosfera quando eu atualizar o dito. Agora é só explorar os cantinhos... Fotos Navegando no Guaíba

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fim do mistério! "Nosso barco é nossa casa, é tudo o que temos", diz proprietária de veleiro roubado encontrado no Maranhão

Família Monnerat, o casal e os três filhos estão bem.

A família Monnerat, proprietária do veleiro de bandeira suíça que havia sido roubado em Cabo Verde e encalhou no último domingo no município de Tutoia, a 455 km de São Luís, no Maranhão, recebeu nesta quarta-feira a notícia que a embarcação foi encontrada na costa brasileira. O barco foi roubado por piratas africanos na Marina de Mindelo, na costa de Cabo Verde, durante uma viagem que a família fazia ao redor do mundo. Cinco africanos acusados do crime, entre ganenses e cabo-verdianos, foram presos em Tutoia, no Maranhão, e em Parnaíba, no Piauí, pela Polícia Federal.

Participavam da expedição o velejador Pierre Monnerat, a mulher dele, a norte-americana Sthépanie Nelly Joho Monnerat, e os três filhos do casal: Quentin, Marie e Théa. O objetivo da viagem, segundo o blog da família, era mostrar o mundo para os filhos. Segundo Sthépanie, a viagem já dura um ano e meio.

- Nosso barco é a nossa casa, é tudo o que temos - desabafou.

De acordo com a norte-americana, Pierre deve viajar em breve para o Brasil para buscar o veleiro.

- O mais importante de tudo é que estamos salvos, agora na Suíça - diz a proprietária da embarcação ao comentar o roubo, que ocorreu entre os dias 12 e 13 de janeiro.

Quando questionada sobre o futuro da expedição, Sthépanie diz que a família Monnerat 'está ansiosa para visitar o Brasil'.

No Brasil, inicialmente, os africanos presos eram suspeitos de pirataria e suposta participação no desaparecimento da família proprietária do veleiro. Mas foram considerados pela Polícia Federal do Maranhão estrangeiros com visto irregular. O grupo despertou suspeitas quando os ganenses estavam trocando 1.700 euros em uma agência do Banco do Brasil (BB) em Tutoia.

Fonte O Globo - Colaboração Ademir "Gigante" de Miranda (Veleiro Entre Pólos)

Será que acabou o sossego no mar ? MA: Veleiro suíço abandonado será alvo de investigações

video

Assista o vídeo desta matéria

Um veleiro com bandeira da Suíça ficou encalhado no litoral do município de Tutoia (a 465 quilômetros de São Luís), na costa leste do Maranhão. Quatro tripulantes estrangeiros que estavam no veleiro pediram ajuda aos pescadores locais para serem resgatados, após baterem em um banco de areia. O incidente aconteceu no último final de semana.

Segundo informações detalhadas pela Polícia Civil do município ao jornal O Estado, após o resgate, os quatro homens que estavam no veleiro abandonaram a embarcação ontem mesmo. Hoje pela manhã, homens da Guarda Municipal vistoriaram o veleiro e encontraram marcas de sangue e vários objetos de criança, como chupeta e mamadeira. Porém, nenhuma criança foi encontrada com os velejadores. Há a informação de que até roupa íntima infantil foi encontrada no veleiro.

Foto enviada pelo internauta Gleidson Ramos de Oliveira

A Polícia Federal já está indo para o local auxiliar nas investigações. A Polícia Militar do município de Tutoia já começou a investigar o caso, juntamente com homens da Capitania dos Portos do Piauí, que foram enviados ainda nesse domingo para a cidade.

De acordo com as últimas informações, dois homens de Cabo Verde deram entrada em uma pousada de Tutoia na noite de ontem. Eles foram intimados pela polícia para depôr, já que há desconfiança de que os dois homens sejam tripulantes do veleiro. Porém, eles negam envolvimento no caso.

Fonte TV Canal 13