terça-feira, 21 de setembro de 2010

De volta à Salvador... Salvador à Maceió - CICL 2010 - XLIII

Magda e Ladislau
De volta á Salvador
Salvador à Maceió

by Captain

Setembro 06 - 08:00h - Eu, Ladislau e Magda, que pra quem não sabe quem é... É a esposa do Lalau, nos encontramos no aeroporto em Porto Alegre para seguirmos ao encontro do Planeta Água que ficou em Salvador no Tenab. Nos últimos 12 dias, alem de trabalhar um "pouquinho", fui em casa dar um cheiro nas galegas. Agora, chegou a hora de continuar a viagem rumo ao Recife - PE.

Eu, nunca havia voado de Azul, fiquei muito satisfeito de viajar em um avião fabricado no Brasil, muito confortável, com bom serviço de bordo e tarifas justas. Parabéns a Azul Linhas Aéreas Brasileiras!

14:00h - Depois de uma escala em Belo Horizonte, chegamos mais uma vez na terra do axé. Mais uma hora, e a "mochilada", incluindo "aquela porta" lembram... Eram embarcadas no Planeta, debaixo de uma chuva bem inconveniente. Não demorei a propor ao casal, irmos até a loja da regatta na Bahia Marina, assim, poderíamos retirar o pedido que fiz antes de voltar a Porto Alegre, e também "almojantar", além de tomarmos uns tantos choppsssss...

Depois da Pta. de Itapuã o Planeta acelerou...

Na volta, passamos no Mercado Modelo que estava quase fechando, e enquanto Magda circulava pelos corredores, eu e o Lalau bebíamos mais umas geladinhas acompanhadas de um peixinho frito.

Setembro 07 - A meteorologia não esta a nosso favor, hoje não vai dar pra sair. Vamos aproveitar para fazer alguns ajustes, colocar "aquela porta" no lugar, é uma delas. Descobrimos que mesmo sendo feriado, alguns supermercados estão abertos aqui em Salvador, aproveitamos e fomos as compras. Estávamos saindo, quando o Mauricio do veleiro Alphorria, veio nos convidar para o churrasco de aniversário da Tânia sua esposa. Pronto, mais um compromisso social!

O comandante Paulo Silveira, do Delta 36' Riacho Doce, esta inquieto querendo sair para o mar. Combinamos de sair amanhã às 07:00h, para Macéió - AL., a partir de Quinta-feira o mar melhora e o vento vai ser E.

O Delta 36' Riacho Doce em Maceió

Final de tarde, a convite do Paulo, fomos todos ao Cravinho uma "cachaçaria -bar" que fica no pelourinho. Algumas cervejas, cachaças e bolinhos de bacalhau depois, caminhávamos em direção ao Elevador Lacerda, eu, com uma sacola contendo duas garrafas do néctar do cravinho. Antes de descermos pra cidade baixa, paramos para um sorvete... - O meu, quero de... amarena!

Setembro 08 - 06:00h - Começamos a função para a partida, mais uma vez aquela chuvinha "porre" insiste em cair na hora errada. Soltamos as amarras e navegando junto com o Riacho Doce, fomos até o posto de abastecimento da Bahia Marina. Eram 08:00h quando deixamos a Bahia Marina rumo a barra da baía de Todos os Santos. Até o farol de Itapuã, foi uma velejada desconfortável, depois, tudo mudou... Vento E, orça folgada e o Planeta Água acelerou. Pela primeira vez na vida fiquei mareado, não acreditei... Mas tive que deitar cargas ao mar. Por sorte, rapidamente me recuperei.

Em turnos de 02 horas, atravessamos as duas noites que nos separavam de Maceió, durante o dia não fazíamos turnos, ficávamos jogando conversa fora e descansando no cockpit. Lazanhas, pizzas, frutas e sanduiches mantiveram o moral da tripulação alto.

Setembro 10 - 05:00h - Maceió, capital das Alagoas... Durante a noite, reduzimos a velocidade do Planeta para chegarmos ao amanhecer. No abrigo da enseada, reencontramos Janjão que esta no comando do Tangata Manu, o veleiro Rebojo de Jaguarão no RS. do comandante Pires, o Sussurro do Alceu "Animal", o Kon Tiki e o Firulette. Navegamos desde Salvador 268 milhas náuticas em 45 horas.

Velejômetro - Até aqui navegamos aproximadamente 1.158 milhas náuticas desde Angra dos Reis, RJ.

O Planeta Água em Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário