quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cruzeiro Internacional da Costa Leste 2010 - XXXVIII

Salvador

Muitos gostos, muitos aromas... O sorvete de Amarena, provado pela primeira vez no Pelourinho, já faz algum tempo, quem me apresentou a "gostosura" foi o amigo "Gigante" do Veleiro Entre Pólos. A imponência do Elevador Lacerda, a grandiosidade da Baía de Todos os Santos. "Ahaaa"! O Cenab, agora, Tenab, estes governantes tststst... O Mercado Modelo, o Forte São Marcelo... Puxa! A Ilha de Itaparica, O Aratu Iate Clube. Eu precisaria de muito, muito tempo para contar um pouquinho só de Salvador.

Flotilha do CICL 2010 no TENAB, Salvador - BA.

Do diário da "Almiranta".

20.08.10 - Saímos as 8:20h da manhã rumo à Salvador, e chegamos as 14:00h. Salvador, é nossa última parada. Daqui de Salvador, voltamos para Garopaba. Vitória esta ansiosa, um dos seus sonhos é conhecer a cidade natal da Ivete Sangalo. Outro sonho dela, é subir no elevador Lacerda.

Ao chegar no TENAB (Terminal Náutico da Bahia) coordenadas aproximadas, latitude 12°58,300' S longitude 038°31,000' W, fomos recebidos por duas baianas, uma delas estava vestida a caráter e distribuia caipirinhas e fitas do Nosso Senhor do Bonfim.

Aguardamos mais alguns barcos chegarem, e mais tarde preparamos um almoço em parceria com a tripulação do Mony. À noite, fomos dar uma caminhada e satisfazer o desejo da Vitória, subimos o elevador (tarifa de 0,15 centavos) e fomos ao Pelourinho, centro histórico da cidade e principal símbolo da Bahia, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O Planeta Água em Salvador - BA.

Ficamos impressionados e satisfeitos com a tranquilidade atual e o policiamento no local, antes visto como ponto de venda de drogas e violência. Simpatizei demais com o lugar, onde há uma mistura tremenda de ritmos, em cada esquina ou ruela ouve-se de tudo, batuque do Olodum, reggae, forró, etc... Mais parece uma grande feira.

O comércio no Pelourinho, oferece uma grande variedade de lojas de artesanatos e jóias, quadros, roupas, muitas opções de bares, atrações artísticas e musicais, museus, teatros e igrejas. É fascinante!

21.08.10 - Dia nublado com pancadas de chuvas esparsas. Fomos visitar o Mercado Modelo, um dos pontos turísticos mais visitados de Salvador, que em conjunto com as barraquinhas que ficam no lado externo formam o maior centro de artesanato de Salvador, no seu interior, a variedade de produtos à venda impressiona, vão desde, artesanatos em cerâmica, madeira e couro, quadros, roupas, jóias, bijouterias, charutos e cachaças. O Mercado Modelo, conta com dois restaurantes no piso superior, que oferecem culinária típica baiana, e várias lanchonetes no andar de baixo, espalhadas em dois corredores a esquerda e a direita de uma das entradas do mercado.

Beltrão, Zanellinha, Rogério e Marta no Mercado Modelo

Por indicação de amigos, resolvemos ficar no andar de baixo, onde todos ficam em pé, e utilizam como mesas, caixas de cervejas empilhadas com uma base para apoiar copos e pratos. É isso mesmo, bebemos e comemos em pé! A situação chega a ser divertida, muitas pessoas conversando, comendo, bebendo, fazendo seus pedidos, uma loucura. Me perguntei: Como os donos dos estabelecimentos controlam os pagamentos? Comida saborosa, porções generosas e preços acessíveis. Já satisfeitos, fomos dar uma circulada pelo mercado para ver as curiosidades.

A Vitória não curtiu essa ida ao mercado, pois, passou o dia com os amigos no Iate Clube da Bahia. À noite, eu e o Fernando, fomos até a Bahia Marina, considerada uma das melhores marinas do Brasil, pois, possui uma infra-estrutura de nível internacional. Jantamos e em seguida voltamos para o barco. Antes de dormir terminei de fazer as nossas malas. Amanhã é o dia do nosso retorno para casa.

22.08.10 - Nosso vôo decola as 7:20h para Florianópolis. Eram 5:45h da manhã, de táxi fomos para o aeroporto. Chegamos em Floripa as 13:00h e de lá seguimos para Garopaba.