quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cruzeiro Internacional da Costa Leste 2010 - XIX

Vitória timoneando o Planeta na saída de Abrolhos.

Do diário da "Almiranta".

06.08.10 - A proposta era chegar de dia na Vila Santo André, então levantamos as velas e navegamos numa velocidade reduzida, assim, chegamos no horário combinado para entrada na barra junto com toda a flotilha. Este cuidado se fez necessário devido a variação de maré na barra de Santo André. Foi preciso aguardar a maré encher, para em grupos podermos entrar. A flotilha foi guiada por um barco de apoio com um prático. Chegamos às 8:00h da manhã. Esta para mim, foi a melhor travessia de todas até o momento, mar , noite e lua perfeitos. Tive condições de cozinhar, lavar louça e... Nem acredito que estou escrevendo isto, "fiz meu primeiro turno com o Fernando e a Vitória" , para mim, foi especialmente importante poder ajudá-los. Na chegada, "amadrinhamos" o Planeta Água com os veleiros Energia e Guga Buy.

Vila de Santo André, Sta Cruz Cábralia, BA.

Santo André, é uma antiga vila de pescadores, há 25 km de Porto Seguro, ruas de terra, muita tranquilidade, praias semi-virgens, natureza preservada, muitas pousadinhas... Tudo muito simples. Sofisticação e conforto só mesmo no Resort Costa Brasilis que fica a beira mar e tem uma excelente infra-estrutura, parte do hotel é uma réplica da cidade de Parati-RJ, este hotel tem parceria com a CVC Turismo e recebe turistas dos mais variados países e conta também com restaurantes de boa qualidade.

Ao desembarcarmos, nos surpreendemos com diversas pessoas a nossa volta, oferecendo serviços e ofertando colares, pulseiras, etc. Aos poucos, fomos nos acostumando e compreendendo o modo de vida ali, inúmeras crianças com ar de felicidade, em volta dos botes, oferecendo-se para tomar conta em troca de apenas uma moeda, mulheres oferecendo-se para lavar roupas, enfim, para eles a chegada do CICL era um super acontecimento que certamente não ocorre todo o dia.

07.08.10 - Acordamos cedo como de costume, íamos na padaria, quando ouvimos uma função e fomos ver o que era, alguns barcos estavam garrando. Tudo resolvido, alugamos um carro e fomos conhecer os arredores da Vila de Santo André ou o que chamam de Costa do Descobrimento. Passamos a balsa e chegamos em Santa Cruz Cabrália , local da chegada das caravelas portuguesas, por ocasião do descobrimento do brasil em 21 de abril de 1500. Cidade histórica por nela terem sido celebradas as 1ª e a 2ª missas em terras brasileiras, ambas celebradas por Frei Henrique de Coimbra. Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em dois planos seguindo a tradição portuguesa . Na parte alta da cidade encontram-se a Igreja Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVII, a casa de Câmara e cadeia, as ruínas de um colégio Jesuíta do século XVI e o Morro do Mirante da Coroa Vermelha, que proporciona uma maravilhosa vista de toda a histórica Baía de Cabrália. Depois de visitada a cidade, seguimos para Porto Seguro, onde almoçamos e passeamos pela orla, mais tarde, pegamos outra balsa e atravessamos para o Arraial D'Ajuda, vilarejo que fica à 5 km do município de Porto Seguro, Arraial esta na rota de viajantes de todo o planeta, o que dá ao lugar um ar pitoresco e universal. Como na maioria dos lugarejos, há uma vistosa igreja e uma praça central, bem simpático e charmoso o lugar.

Tripulação no centro Histórico de Santa Cruz Cábralia.

Porto Seguro, BA.

09.08 - Deixamos Santo André às 14:00hs, rumo à Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário