sábado, 28 de agosto de 2010

Cruzeiro Internacional da Costa Leste 2010 - XXII

O simpático Ilhéus Iate Clube

Ilhéus terra do Cacau, de Jorge Amado, e de Gabriela, Cravo e Canela

Do diário da "Almiranta".

10.08.10 - Chegamos em Ilhéus (14°46,900' S 039°02,120' W) às 7:15h da manhã, fundeamos e logo depois preparei um café. Mais tarde, desembarcamos e nos reunimos com o pessoal na volta da piscina do simpático Ilhéus Iate Clube, ali passamos boa parte do dia relaxando e conversando. À noite, Fernando assou um churrasco no veleiro Mony do comandante Vail, regado à boa companhia, risadas, cerveja e caipiroska.

11.08.10 - Pela manhã, pegamos uma Kombi em frente ao Iate Clube e fomos conhecer Ilhéus e seu centro histórico, berço do escritor Jorge Amado. No início do século XX, Ilhéus, teve seu melhor momento, sendo o maior produtor de cacau do mundo, até ser atacado pela enfermidade conhecida como Vassoura de Bruxa, derrubando sua produção significativamente. Desta época, pode-se ver muitas casas e lugares construídos pelos coronéis do cacau, entre esses, o Bar Vesúvio, um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade, o Vesúvio ficou conhecido em todos os continentes, através da obra de Jorge Amado, hoje um dos pontos turísticos mais visitados em Ilhéus.

Vesúvio - Reduto de Gabriela e Nacib, personagens do romance Gabriela, Cravo e Canela, do escritor Jorge Amado. Neste famoso bar se reuniam os antigos coronéis da epóca de ouro do cacau.

Outro ponto bastante visitado é o Bataclan, antigo bordel frequentado pelos, "Coronéis do Cacau", sua proprietária era Antônia Machado, cujo nome, na obra de Jorge amado, ficou conhecido como Maria Machadão. Pode ser visitado diariamente e seu espaço hoje é utilizado para lançamentos de livros, vernissages e eventos sociais.

Destaque também para a Casa de Cultura Jorge Amado, casa edificada pelo coronel João Amado de Faria (pai de Jorge Amado), após ter sido sorteado com um prêmio da loteria federal. Residência dos Amado e local onde Jorge iniciou seus primeiros escritos. A reforma e transformação em Casa de Cultura Jorge Amado, foi realizada em parceria entre o Governo do Estado da Bahia e a Petrobrás, sua inauguração ocorreu em 27 de Junho de 1997. Visitamos também a Catedral de São Sebastião, especialmente linda e sofisticada.

O Bataclan - Antiga casa noturna que representou, a partir da década de 1920, o fausto da cultura do cacau. Funcionou como cabaré e cassino, sendo frequentados pelos coronéis e abastados senhores do cacau. Hoje o prédio abriga um espaço cultural.

Catedral de São Sebastião

Almoçamos e começamos a voltar para o clube. À noite, participamos de um coquetel oferecido pelo Ilhéus Iate Clube.

12.08.10 - Abastecemos o barco de suprimentos, combustível e água. Nossa saída estava marcada para o dia seguinte às 6:00h da manhã para Camamú.

Até Ilhéus, foram navegadas aproximadamente 748 milhas náuticas desde Angra dos Reis, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário