segunda-feira, 26 de julho de 2010

Cruzeiro Internacional da Costa Leste 2010 - VII

Do diário da "Almiranta".

22.07.10 - Conforme Fernando relatou, chegamos em Búzios às 11:00h da manhã, quando saí da "caverna" (camarote da popa), levei um susto, a "casinha" estava toda molhada e fora de ordem. Primeiro tratei de alimentar a tripulação... Preparei um café reforçado. Poucos minutos depois, embora todos estivessem absolutamente cansados e com sono, fizemos um mutirão de limpeza, distribuimos as tarefas, e logo estava tudo seco e em ordem novamente. Chegamos com tempo bom, ensolarado, mas com mar alto e muito vento, este último, contribuiu para secar tudo que estava molhado. Os meninos e a Vitória jogaram-se na água e se divertiram por muito tempo. Mais tarde, foram até a Praia Brava para surfar, menos a Vitória que estava com um pouco de dor de garganta, acabou ficando pela área do clube e reencontrou o Jonas e a Carol do veleiro Travessura (amigos de outros cruzeiros). Todos se recolheram cedo, jogamos canastra, demos boas risadas e fomos dormir.

Flotilha do CICL 2010 em Búzios, RJ.

23.07.10 - Hoje está prevista a saída do restante da Flotilha do CICL do Iate Clube do Rio de Janeiro, por volta de 15:00h da tarde. Continua aquele ventinho, que na sombra é frio, mas no sol fica gostoso. Fernando, foi até a varanda do clube para atualizar o Blog juntamente com o Ladislau, e a "turminha" foi para água mergulhar, o Jonas foi garimpar objetos no fundo do mar, e quando subiu trouxe uma âncora de bote (aquelas que se fecham), me mostrando e perguntando se o que encontramos no fundo do mar pode ser nosso? "respondi que sim, achado não é roubado". Mergulhou novamente e subiu com uma estrela do mar na mão, aí eu disse, essa não, essa tem que voltar para o mar, fotografamos e ele levou-a exatamente para o mesmo lugar de onde tirou. Mais tarde eu e o Fernando fomos ao mercado, que nos rendeu uma bela caminhada ida e volta. Achamos interessante que eles fazem entrega de bicicleta, e olha que as nossas compras não eram poucas , as compras acabaram chegando antes da gente. Aprecio pessoas que não encontram dificuldades para trabalhar, acham jeito para tudo, e como já mencionei em outros relatos, parecem estar tranquilas e satisfeitas com o que possuem, morando num paraíso como Búzios e tantos outros que já conhecemos. Búzios é linda, comentei com o Fernando, cada lugar novo que conhecemos, sempre lembra um pouquinho outro já conhecido, por exemplo, aqui parte me lembra Ilha Bela, outra Fernando de Noronha, Garopaba, São Francisco do Sul e assim vamos revivendo boas lembranças. À noite, teve início a festa em comemoração aos 270 anos da aparição da imagem de Sant'Ana, (padroeira da cidade), a festa tem uma programação variada e os eventos se sucedem diariamente, tudo termina no dia 26 de julho (dia da padroeira), feriado Municipal. Neste dia, está programado uma grande queima de fogos de artifícios. Esta festa, lembrou nossa quermesse em Garopaba, com diversas barraquinhas de lanches, doces e apresentações. Hoje, não estávamos na pilha de ir (como dizem os adolescentes), deixamos para prestigiar amanhã, temos uma simpatia muito grande por este tipo de evento, nos encanta ver os costumes locais e as tradições.

Igreja de Sant'Ana, Búzios - RJ.

24.07.10 - Quando Fernando acordou por volta de 5:00h da manhã, já avistou vários veleiros fundeados, que mais tarde nos disseram, haviam chegado por volta de 4:00h. Fizeram uma viagem tranquila com vento de popa... E mar bem mais baixo do que nós pegamos. Com a chegada de todos, não fica difícil de adivinhar o que fizemos mais tarde... O animado encontro de sempre, para conversar, dar boas risadas, beber só um pouquinho... E comer churrasco, oferecido pelo ICAB. Nossos parabéns ao comodoro Alain e seus colaboradores, em especial agradecemos ao Almir, ao Johny e aos irmãos Pierre e Felipe, todos não mediram esforços para nos atender com a maior boa vontade e simpatia. Tarefa nada fácil, quando se trata de um grupo numeroso como o nosso (algo perto de 200 pessoas), tem que se ter muito boa vontade. À noite, a meninada foi para o centro e nós fomos dar uma espiada na festa, e fomos presenteados com cenas incríveis que renderam boas fotos. Ficamos um pouco, fizemos alguns registros e fomos também até centro. A famosa Rua Das Pedras, é ainda mais bonita e charmosa à noite, muitas luzes, bares, restaurantes com música ao vivo, ambientes para todos os gostos, muita variedade e bom gosto.

Churrasco oferecido pelo ICAB à flotilha do CICL 2010.

Vitória, Vinícius e Jonas no "Bugão".

25.07.10 - Fernando nomeou o Ladislau seu "sub-comandante imediato", para participar da reunião que aconteceria às 10:00h na varanda do clube que trataria da previsão para nossa saída para Vitória - ES. Cargo devidamente passado, resolvemos fazer um tour , alugamos um Buggy, e lá fomos nós descobrir as outras belezas, ou o que é chamado de atrativo número 1 de Búzios, "as praias", são mais de 20, cada uma com sua característica própria, a maioria pode ser visitada de carro, ou se preferir, há disponibilidade de passeios turísticos programados via terrestre ou mar. Abaixo nomeio e descrevo algumas delas na ordem em que visitamos:

Praia Brava, como o próprio nome sugere, a praia tem fortes ondas o ano inteiro, muito frequentada por surfistas, rodeada de muito verde e paredões de pedra, fundo rochoso, pouco frequentada por banhistas, favorável para pesca de linha, conta com uma enorme infra estrutura e conforto, oferecido pelo Brava Club aberto ao público, visitamos o mirante próximo à Pousada Ponta do Céu.

Praia de João Fernandes, águas tranquilas, dizem que é uma das mais concorridas pelos turistas estrangeiros, possui um conjunto de pousadas e hotéis de nível internacional, é nomeada a praia do agito com movimentação o ano inteiro, possui bares e restaurantes.

João Fernandinho, pequena praia de águas cristalinas e de grande beleza, possui serviço simples de bar.

Praia do Forno, areia avermelhada, águas mornas devido às correntes quentes de verão, daí o nome da praia. Contornada por arenito (pedras vulcânicas), que favorece a formação de cavernas e piscinas naturais, excelente para mergulho, nos lembrou a Baía dos Porcos em Fernando de Noronha, fotografamos algo que, no mínimo podemos chamar de interessante, tamanha a grandeza da natureza, um sanduíche de mármore entre as pedras (acho que de arenito), de todas que visitamos até o momento, na minha opinião a mais bela, águas transparentes e calmas, possuí serviço de bar.

Praia da Ferradura, devido a sua geografia, enseada em forma de ferradura, origem do nome da praia, águas calmas, mas fria, inúmeros bares junto a praia, maior concentração de residências luxuosas, oferece o que há de mais moderno em esportes e lazer aquáticos, bastante movimentada, uma muvuca.

Praia da Ferradurinha, eleita por mim a número 1, encantadora, charmosa, águas claras, areias finas, possui serviço de bar, pequena, mas também de grande beleza, como a do Forno, ficamos um tempo por ali, petiscamos e bebemos.

Praia de Geribá, mar aberto, propício para a pratica de surf, wind surf e outros esportes, muito movimentada e frequentada pelo povo local. Iniciamos o caminho de volta, acabamos indo até Manguinhos e Rasa ao meu ver uma praia só... Extensa enseada propícia para a prática de Kite e Windsurf.

26.07.10 - Em reunião dos comandantes de flotilha hoje pela manhã, ficou decidido que o CICL 2010 parte amanhã às 15:00h de Búzios, RJ. para Vitória, ES.

4 comentários:

  1. Parabéns Almiranta pelos relatos. Estamos "presos" em Natal e viajando com vocês no Costa Leste.

    Parabéns Fernando pelas belas fotos. Está de máquina nova ou fez curso de fotografia?

    Quando sai um relato de Vitória? Da tripulante, não sobre a cidade. Sempre aprecio o que ela escreve, como no Costa Sul.

    Bons ventos sempre,

    Hélio

    ResponderExcluir
  2. Comte Fernando e Comta Marta;;;estou aco ompanhando pelo Planeta Agua o Costa Leste;estou em Itajai de mudança.Um abraço a todos e boa velejada.
    Veleiro Chuvanada Waldemar

    ResponderExcluir
  3. Veleiro Planeta Água28 de julho de 2010 20:27

    Amigo Hélio, bom saber notícias de vocês. Não, o Fernando não está de máquina nova e nem fez curso, está se profissionalizando com o uso constante em nossas viagens. Será um prazer atender seu pedido, em breve a Vitória e seus companheiros de viagem estarão postando suas aventuras.
    Grande abraço da Família Planeta Água

    ResponderExcluir
  4. Grande amigo Waldemar!

    Bom receber seu comentário, muita paz na nova morada e continue nos acompanhando.

    Forte Abraço
    Família Planeta Água

    ResponderExcluir