sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cruzeiro Internacional da Costa Leste 2010 - I

Do diário da "Almiranta".

CRUZEIRO INTERNACIONAL DA COSTA LESTE 2010

14.07.10 - Fernando e Ladislau saíram de Porto Alegre rumo ao Bracuhy para levar o Planeta Água para o ICRJ, pernoitaram no Saco do Céu, chegando no dia seguinte ao Rio, onde já se encontravam praticamente todos os barcos da flotilha do CICL 2010, mais de 60 barcos participaram do cruzeiro, incluindo embarcações Argentinas que subiram com o Cruzeiro de La Amistad. Declaração do Capitão sobre o traslado do Planeta Água de Angra dos Reis ao Rio:

... "Eu e o Lalau chegamos ao Bracuhy na Quarta passada às 13:30h. Almoçamos com o Chicão e saímos rumo a Ilha Grande (Saco do Céu) às 16:00h. Muita chuva e péssima visibilidade, chegamos ao Saco do Céu por volta da 19:00h. abaixo de muita chuva e só no plotter (visibilidade de menos de 0,5 milha náutica). Ás 05:00h. da manhã de Quinta saímos para o Rio num mar do capeta... Desencontrado com ondas de 2,5 metros, batemos muito sem poder usar os panos, pois, o vento era no nariz. Chegamos ao Rio às 15:00h"...

Ladislau, Fernando e Chicão

15.07.10 - Muita chuva, alguns ajustes no barco e churrascada à noite, organizada pelo Zanellinha (Guga Buy) e Weber (Acauã), ... "resolvemos dar um oi para eles lá na churrasqueira e fomos fisgados para ajudar à assar..." , relataram Fernando e Ladislau.

16.07.10 - Eu, Vitória e Jonas (o mais novo tripulante do Planeta Água), chegamos ao Rio abaixo de chuva, que persistiu mais um dia. Tomei conhecimento do novo cargo do Fernando, ele foi nomeado comandante da flotilha dos barcos de 34 à 39 pés. Á noite jantar oferecido pela ABVC, tinha até dançarina de frevo. Comida e bebida à vontade . Reencontramos vários amigos, entre eles, o querido Janjão, que nos agraciou com sua presença e nos fez dar boas gargalhadas, dizendo..."Eu uso uma cueca uma semana depois dou um jibe¹ nela e uso mais uma semana"... , não podia deixar de relatar isso.

17.07.10- Data prevista para largada do cruzeiro, que não aconteceu devido ao mau tempo. Assim, estamos sem data certa para largada, dependemos de melhora da condição climática. Quando a chuva deu uma trégua, fomos até o mercado para abastecer o barco de mantimentos e dar uma esticada nas pernas.

Iate Clube do Rio de Janeiro

18.07.10- Os organizadores do CICL fretaram dois ônibus de turismo, e fomos à Búzios, onde fomos recebidos com um super cocktail regado à caipirinha e bebida à vontade. O comodoro do clube fez uso da palavra dando às boas vindas aos cruzeiristas. Mais tarde fomos dar um passeio nas praias, no decorrer da caminhada, passamos por um lugar escorregadio, onde o comandante deu uma vacilada e deu um mau jeito no joelho, vindo a incomodá-lo bastante, assim mesmo, seguimos até o centrinho para conhecer e tomar um sorvete, quase tivemos uma congestão na hora de pagar, estávamos em quatro, uma média de 245gr cada um, mais uma água sem gás, pagamos um total de R$ 73,00. O tempo colaborou, foi um dia lindo de sol, retornamos ao ICRJ às 21:00hs.

19.07.10- Xô chuva, outro dia ensolarado. Após várias reuniões realizadas, ainda estávamos sem data certa para zarpar. Muitos já estavam pensando em ir direto à Vitória, pulando Búzios, pois já encontravam-se à quase uma semana no Iate Clube. À tardinha, chegou mais um jovem tripulante, o Vinícius, filho do Lasdislau que seguirá conosco até Vitória. Á noite, nos encontramos com a Magdalena e a Martina (esposa e filha do Ladislau), jantamos todos no Convés (lancheria dentro do Iate Clube), foi divertido.

Iate Clube do Rio de Janeiro

20.07.10- Outro dia excepcional, todos ansiosos para partir, estamos com três adolescentes à bordo, sedentos por aventuras e atividades. Resolvemos contratar um taxista para levá-los e depois pegá-los na praia do Arpoador para surfar, ficaram bem felizes, e nós também. Hoje às 15:00h haverá mais uma reunião para marcar nossa saída.

21.07.10- Ontem o comodoro do cruzeiro e organizadores, resolveram que vamos sair somente na sexta feira à tarde, segundo eles a condição estaria mais favorável para zarpar. A maioria já estava aborrecida de estar ainda no Rio, sendo que a largada estava prevista para o dia 17 e já era 2o. Ainda na reunião de ontem, meia dúzia de barcos decidiram que sairiam, o que de fato ocorreu, saíram por volta de 9:30h da noite anterior, chegando hoje, por volta de 15:30 horas em Búzios. Às 10h, houve mais uma reunião, e realmente a decisão permanecia a mesma de irem somente na sexta feira. Então Fernando chamou o comodoro Sr. Aranha (Passargádas) e pediu gentilmente permissão para zarparmos. Foi num instante que organizamos as coisas dentro do barco, repusemos suprimentos e tomamos banho todos. Nossa saída estava marcada para às 15:00h.

Jonas, Marta e Vitória na rua das Pedras em Búzios

Diante da posição do Fernando, alguns comandantes de outros veleiros também decidiram partir conosco, viemos entre 9 veleiros: Nós PlanetaÁgua, Riacho Doce, New Port, Carino, Equador, Vagabundo, Amigo, Arandú e Zíngaro. Saímos às 15:20h até que aguardássemos todos sair. Fiquei um pouco no cockpit com todos e logo entrei para a caverna (nosso camarote), tinha muita gente para ajudar e como minha área é coordenar a organização do barco e a cozinha, resolvi não atrapalhar e me deitar. Não vi nada do que se passou lá fora, mas sei dizer que dentro dei alguns pulos da cama , chacoalhei muito e até banho levei, tamanha eram as ondas. Bom... mas quem relata isso bem melhor é o próprio comandante e o Ladislau, que dizem o seguinte:

... "Saindo da barra da baía da Guanabara o mar estava grande, logo após as ilhas do Pai e da Mãe, a condição melhorou um pouco. Fomos fazendo chamadas do pessoal de 03 em 03 horas e todos estavam bem. Vento E de 11 à 19 nós, navegamos com a mestra no primeiro rizo e calçados no motor, a velocidade não passou dos 05 nós. Na chegada ao "Boqueirão" antes do focinho do Cabo, o vento apertou chegando a 27 nós, baixamos a mestra, o New Port e o Carino seguiram nossa manobra. Passamos pelo "Boqueirão" junto com o New Port e o Carino, e em seguida passei um rádio para o restante da flotilha não entrar e sim contornar a ilha do Cabo Frio, pois, a condição era muito ruim. O vento continuava apertando agora NE e as ondas crescendo. Embarcamos umas três ondas, a bagunça foi grande... Molhados e cansados chegamos a Búzios às 11:00h do dia 22"...

¹Jibe - Manobra da vela que consiste em passar a popa do barco pelo vento, mudando de direção, no caso, inverter ou mudar de lado.

3 comentários:

  1. soumdesconhecido@yahoo.com.br24 de julho de 2010 07:54

    ola, nos pobre nortais ficamos em terra sedentos por informações. tenho te acompanhado pelo spot desde ilha grande. nao se esqueça, pobres mortais tambem sonham e necessitam de noticias.
    bons ventos
    soumdesconhecido.

    ResponderExcluir
  2. Olá soumdesconhecido!
    Dentro do possível vamos manter nosso blog atualizado, dependemos de sinal e de tempo para tal... No momento ainda estamos em Búzios, agora toda a flotilha do CICL 2010 esta novamente reunida aqui.
    Mantenha contato.
    Bons Ventos!

    ResponderExcluir
  3. Veleiro Planeta Água25 de julho de 2010 21:21

    Gostaríamos que se identificasse, mesmo sendo um desconhecido, pois passará a ser nosso conhecido através desse Blog, agradecemos e ficamos muito felizes quando nos acompanham e assim passaremos a chamá-lo pelo seu nome ok.
    até breve

    ResponderExcluir