quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ressaca no mar revela ossadas de baleias em Garopaba, SC.

Ressaca em Garopaba revela cemitério de baleias
Texto e Fotos - Vitória Rech Maciel

Não precisamos nos estender muito em estudos e pesquisas para descobrir que, nossa bela Garopaba, num passado nem tão distante, já foi uma importante Armação de Baleias. Conta-se que em 1666, chegava a bela enseada, o primeiro grupo de imigrantes açorianos. Os imigrantes ali se estabeleceram, e formaram uma comunidade atraídos pela pesca da baleia. Caçaram baleias, e comercializaram seu óleo que era utilizado na iluminação pública, e como cimento que naquela época não existia. A "armação" da cidade de Garopaba foi fechada em 1801, porém a última baleia foi morta a bem pouco tempo, foi em 1972.

O biólogo Luiz Augusto Farnettani

No sábado passado dia 29, depois de vários dias de ressaca do mar, dezenas de ossadas de baleias Franca, deram na beira mar da praia central de Garopaba. O biológo Luiz Augusto Farnettani, explicou: -"A ressaca revolveu o fundo da baía e as ossadas acabaram sendo trazidas pelas fortes ondas até a beira da praia". Guto, como é conhecido na cidade, lamentou a falta de interesse das autoridades locais em recolher as ossadas. -"A ideia seria criar um espaço a céu aberto para que estas ossadas pudessem ser vistas por todos". Declarou Guto.

Você quer saber mais sobre a Baleia Franca, então Clique Projeto Baleia Franca

Vitória Rech Maciel

4 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo blog, estou te seguindo, ok? meu endereço é: candeiascidadedasluzes.blogspot.com
    Me segue. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gilmar,
    Ficamos muito contentes por você ter gostado de nosso blog! Obrigado por nos seguir! No momento estamos velejando na baía de Sepetiba, RJ., assim que retornarmos vamos visitar seu blog e te seguir também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. OI PESSOAL ; AGRADEÇO MUITO ESSE E-MAIL , BEM LEGAL ...UM ABRAÇÃO ESPECIAL P/ MARTHA ...

    SÓ QUERIA COMENTAR QUE AS OSSADAS QUE APARECERAM AQUI EM GAROPABA SÃO DE BALEIAS FRANCAS MESMO , NÃO DE JUBARTES , AS QUAIS NÃO FREQUENTAM ESSAS ÁGUAS ...

    BOA SORTE A TODOS VCS E QUE AVENTURA DEMAIS !!!

    GRATO ;

    GUTO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Guto!

    Valeu a correção, que mancada... Já corrigimos a postagem.

    Abraços

    Família Planeta Água

    ResponderExcluir