quinta-feira, 24 de junho de 2010

A Praia De Lopes Mendes Com Lixo Não Combina !

Lixo demais na linda praia de Lopes Mendes na Ilha Grande
Recentemente voltamos a praia de Lopes Mendes, Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ. Lopes Mendes não é considerada apenas a melhor praia da Ilha Grande, é também, uma das mais bonitas do Brasil. Caminhando nas suas areias branquinhas e fininhas, eu e a Almiranta ficamos assustados com a quantidade de lixo na areia. O lixo, esta espalhado por toda a extensão da praia, na faixa mais alta que a maré atinge, bem junto ao inicio da vegetação nativa. Havia de tudo, galões, baldes, televisão, garrafas plásticas, sacos de lixo... Sujeira demais. A falta de consciência dos usuários do mar é realmente algo lamentável.
Ficamos perplexos com o que vimos em Lopes Mendes
A grande quantidade de lixo na areia assusta

5 comentários:

  1. Concordo que é um desastre.

    Vi esse mesmo tipo de lixo em atóis remotos do Oceano Pacífico.

    Gostaria de observar que esse tipo de lixo provávelmente vem das populações em terra, que é levado por chuvas etc para o mar. Por mais que os habitantes das cidades queiram empurrar regulamentações ambientais para cima dos usuários do mar, deve ser observado que eles são os grandes poluidores, e que essas tentativas são mais voltadas a tirar o foco das faltas que são cometidas pelo modo de vida urbano moderno.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro tripulante!
    É muito triste para quem gosta de ilhas e do mar como nós, encontrarmos estas montanhas de lixo em lugares tidos como pedaços do paraíso, ou talvez o próprio paraíso. Vale lembrar a ilha de lixo que flutua pelo oceano pacifico. Na Ilha Grande já tinhamos nos deparado com este lamentável absurdo no que deveria ser a mágica Lagoa Azul, infelizmente chegando lá encontramos uma Lagoa com muito lixo... Concordamos com você, também acreditamos que a maior parte do lixo tem origem nas cidades mais próximas... Outra parte desta sujeira, creditamos aos navios e barcos de pesca.

    Bons ventos!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente existe este povo que acha que praia é "piscina à ceu aberto", que não dão a mínima para o feto de que onde mergulham existem seres marinhos, que a areia não é "azulejo branco", e que portanto podem trazer suas farofadas para onde bem entendem e caso falte alguma coisa basta ir no mar e catar o que bem entender.

    ResponderExcluir
  4. e eu precisando de um... penico ou pinico?

    ResponderExcluir
  5. é so esperar uns cem anos, achar e vender como antiguidade rara

    ResponderExcluir