quarta-feira, 10 de março de 2010

Garopaba e o Sonho do Píer...

Armação de Garopaba 1822

Em 1822 Jean Baptiste Debret pintou a tela acima, nela retratou a linda baía de Garopaba, e lá estava um trapiche de 132 metros que era utilizado na caça a baleia. O trapiche se foi com o tempo, mas o sonho de ter uma marina voltou com toda a força.

O núcleo náutico da ACIG, liderado por Ralf Mensak, trouxe a Garopaba Claudio Brasil Amaral, do Instituto Marinas do Brasil, para uma palestra na associação, (gostaríamos de ter participado). Com a presença de pescadores, a quem o píer também beneficiará, empresários e donos de barcos além de pessoas ligadas ao turismo, Claudio discorreu sobre a burocracia e o desenvolvimento do pré-projeto que ele fará para a cidade e será pago pelo município, em compromisso assumido pelo prefeito Luiz Nestor. O deputado Edinho Bez comprometeu-se em angariar recursos para a realização do projeto definitivo. Será que alguém lembrou de documentar a promessa do deputado ????

"No Brasil, o projeto passa por até oito autarquias para ser analisado e aprovado e em Porto Belo, SC., o processo levou 15 anos até estar implantado." - Explicou Claudio Brasil Amaral.

Em Garopaba porém, o processo poderá ser mais rápido em função de já ter existido um trapiche - o retratado por Debret em 1822.

Nós... Na condição de velejadores-cruzeiristas, achamos que: demorou!!! Na verdade, nem deveríamos estar falando em trapiche ou píer, mas sim em uma marina muito bem projetada que: para quem não sabe... Não, não polui não!!! Vejam os exemplos de Camboriú (SC), Porto Belo (SC) e Ilhabela (SP) entre outros.

Um projeto destes realizado, seria gerador de centenas de empregos diretos e indiretos, além de atrair para Garopaba, um publico de alto poder aquisitivo. E então, você acha que não demorou ???

Artigo relacionado: Garopaba não é um bom abrigo para barcos.

2 comentários:

  1. Salve comandante!
    Demorou mesmo! Sempre que vou a Garopaba fico me perguntando como que numa cidade onde a pesca é uma das maiores rendas não existe um local para atracar de fundamento. Espero que saia.
    Parabéns pelo blog. Abraço
    www.velaemar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiano!
    Também estamos na expectativa... Imagine que nosso barco fica em Angra! Seria muito bom poder deixar o Planeta Água pertinho de casa. Vamos dar uma visitada em seu blog e mandar nosso pitaco.
    Sempre bons ventos!
    Abraços
    Fernando, Marta e Vitória

    ResponderExcluir