quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tijucas, SC. Lá por 1899.

Tijucas, Santa Catarina - Brasil

Por Carlos Estevez - (ABVC)

Na foto cima, veleiros da época em que o bisavô da minha esposa prosperava em Tijucas, SC. Ele chamava-se João Bayer. Tinha uma "venda" de ramos gerais, madereira, gado, fábrica de gasosa e de cerveja, um longo etcétera, e mais uma frota de barcos que transportavam carga ao Rio de Janeiro. A comunicação com o mundo exterior era feita quase toda em barco a vela.

Comparando a tecnologia da época com a moderna resulta admirável a perícia e coragem daqueles navegadores. Esta foto deve ter sido tirada provavelmente em 1899 ou 1900, pois a casa dos Galotti que se ve no fundo ficou pronta só em 1898.

A escuna em primeiro plano tem mastros de um pau inteiro, enquanto os que aparecem em segundo plano todos tem mastaréus, o que significa que usavam velas de topo.

Creio que esses faziam o comércio com o Rio de Janeiro, e devido ao calado só podiam entrar pelo rio Tijucas descarregados, enquanto os menores levavam os generos até a vila de Ganchos, onde os maiores completavam carga antes de zarpar.

4 comentários:

  1. Bacana, eu sou a quinta geração de Bayer aqui em Tijucas, meu pai tem algumas fotos dos veleiros da família como o do Rosa, um dos maiores veleiros do coronel João Bayer.
    Carolina Bayer.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carolina!

    Bom ler seu comentário em nosso blog, seja muito bem vinda a blogosfera nautica! Carolina, fique a vontade para mandar alguma história ou mesmo fotos sobre sua família para que possamos postar aqui.

    Bons ventos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Estou trabalhando na concepção do Museu Tijucas. Todas as fotos sobre a história município e das famílias que ajudaram a fazer essa cidade são bem-vindas. Participem da formação do Museu e da construção das memórias de Tijucas.

    Marilia Xavier Cury
    Museóloga

    ResponderExcluir
  4. Olá Marilia!

    Desejamos a você boa sorte em seu belo trabalho! Qualquer material que tiver relação com Tijucas chegando a nossas mãos, estaremos em seguida repassando a você.

    Abraço

    Família Planeta Água

    ResponderExcluir