terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Regata de Clássicos em Búzios reuniu 29 embarcações

O Belíssimo "Aventura" 2° colocado na classe Oceano III.

A 4 ª Regata Richards Veleiros Clássicos, que aconteceu entre 27 e 29 de Novembro, no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), atraiu à Baía dos Ossos ilustres veleiros clássicos, como é o caso dos belos Aventura, Suzy Dear , Orion, Macanudo e Dália. Único evento náutico chancelado pelo Ano da França Brasil, a edição atraiu 11 velejadores do Grupo Conservatoire Maritime du Havre, que participaram da competição em veleiros nacionais.

A presença de 29 veleiros clássicos em águas brasileiras reafirmou o sucesso do evento. Como são muito diferentes entre si, os barcos participantes foram agrupados em sete categorias por suas características comuns. Uma delas premiou o Jeitosa, de Pierre Joullié, uma Batera, barco artesanal do norte fluminense adaptado para velejar por entusiastas e pescadores da comunidade local.

“Nosso objetivo ao reunir esse encontro exclusivo de veleiros clássicos é resgatar a cultura náutica nacional e internacional, de forma a valorizar nossos clássicos”, afirma o produtor do evento, Loïc Gosselin, da Media Mundi. São considerados veleiros clássicos barcos com mais de 25 anos, fabricados em madeira. “Queremos ter a oportunidade de apresentar as peculiaridades navais de cada região do Brasil”, completa Gosselin.

Os veleiros presentes em Búzios competiram em duas etapas, uma no sábado e outra no domingo, sempre com partida do ICAB. Após as provas esportivas, desempenhadas a partir de alto rigor técnico, aconteceram eventos sociais, que completaram essa grande festa náutica, única regata de clássicos realizada no Brasil.

“Os esforços do ICAB e da Media Mundi já estão dando resultados para o evento e para a cidade de Búzios, que tem as melhores raias do país, sempre com vento, reunindo a elite dos barcos clássicos brasileiros”,diz o comodoro do Iate Clube e também organizador do evento, Alain Jouillé.

Resultado final

Oceano I

1º Suzy Dear Skipper : Adelmar Pinheiro da Silva

Oceano II

1º Orion Skipper: Kiko Pelicano

2º Cayru III

Oceano III

1º Macanudo Skipper: Ricardo Montenegro

2º Aventura: Comandante José Guilherme "Chicão" Bastiani

Saveiro

1º Dália Skipper: George Georgiadis

2º Pery

Bico de Proa

1º Bambino – Skipper Wagner Albuquerque

2º Cisne Branco

Baleeira

1º Teimosa Skipper: – Comandante Bernardo Gamboa

2º Fogosa

Batera

1º Jeitosa – Skipper Pierre Joullié

2º Pérola Negra

"A velejada do Porto Marina Bracuhy, Angra dos Reis até Búzios foi muito tranquila, quanto a regata ficamos em segundo lugar enchendo de alegria a tripulação que era formada por Enio Casagrande, Adriani Hartmann, Hélio e Mara do Maracatu. A festa em Búzios foi inesquecivel e nosso retorno para Angra foi igualmente calmo" declarou o comandante "Chicão".

A bela e pequena Armação de Búzios, ou apenas Búzios, como é mundialmente conhecida, ganhou fama internacional após a estadia da atriz francesa Brigitte Bardot, em 1964. Visitada por turistas do mundo inteiro, há quem a chame de Saint Tropez brasileira. Península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, Búzios é ideal para a prática de iatismo em função de seus fortes ventos. Cenário da nova novela global de Manoel Carlos, Viver a vida, destacam-se entre suas principais praias Geribá, João Fernandes, Ferradura e Ossos, onde é realizada a regata.

Fontes: Revista Náutica, ICAB e Regata Richards

Nenhum comentário:

Postar um comentário