terça-feira, 1 de setembro de 2009

Você sabe como "nasceu" o Barômetro?

Barômetro analógico náutico.

No ano de 1640, o Grão Duque de Toscana ao decidir enfeitar seus jardins com lagos e espelhos d'água encontrou um lençol de água a 15 metros de profundidade. Uma bomba aspirante ao ser colocada fazia com que a água subisse só até 10,30 metros.

Após consultar Galileu que declarou que uma coluna de água, quando atinge certa altura, acaba por quebrar-se, Galileu encarregou seu discípulo Evangelista Torricelli de resolver o problema.

Torricelli suspeitando que era a pressão atmosférica que impedia que a água subisse, fez a experiência utilizando mercúrio líquido de densidade 14 vezes superior e que portanto, deveria subir 14 vezes menos do que a água.

Encheu com mercúrio um tubo de vidro de 1 metro, fechado em uma extremidade. Tampou com o polegar a outra extremidade do tubo e inverteu o tubo num recipiente com mercúrio. Quando retirou o polegar, verificou que o mercúrio descia no tubo até certa altura e depois não baixava mais. Tinha parado na altura de 70 cms. como Torricelli havia previsto.

Nascia neste momento, o primeiro barômetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário