quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Natasza Caban - Uma bela mulher! Velejando Solitária ao Redor do Mundo.

A bela Natasza, poderia ser capa de revista de moda.

"Para mim a vela é um modo de vida, é uma forma única de aprender sobre nós mesmos, o mundo e as pessoas"

Natasza Caban

Natasza Caban, a mais jovem mulher na história do iatismo a dar a volta ao mundo em solitário, nasceu em 12.04.1977 em Ustka - Polônia. Iníciou na vela aos 5 anos, foi navegando com sua irmã mais velha Agnieszka em lagos próximos ao mar Báltico na Polônia, que tudo começou. Ela e sua irmã continuaram navegando juntas, atravessando uma vez o Atlântico. Enquanto sua irmã retornou a navegar em águas Mediterrâneas. Natasza com seu espírito aventureiro, começou a planejar dar a volta ao mundo.

Ela diz não temer nenhum tipo de trabalho... Trabalhando em diversos clubes náuticos, acabou se envolvendo na construção de barcos. Participou também, da equipe "Southern Spars" - Auckland - Nova Zelândia na preparação para a America's Cup. Um acidente retornando de Hobart, a colocou no hospital... Mas, ela não desistiu de seu sonho.

Obsecada pela vela, não demorou a se tornar uma tripulante graduada, navegou em dezenas de veleiros, do Maxi 80 Kia Loa IV aos "racers" da Sydney-Hobart. Sua beleza e simpatia, ajudaram a abrir muitas portas em sua carreira, mas os skippers profissionais e o mundo da vela, perceberam rapidamente que Natasza era muito mais que uma bela mulher velejadora.

Assistente técnica no projeto solitário da Mini Transat (França-Brasil), foi a primeira Polonesa da classe mini 6/5, trabalhou com veleiros durante 5 temporadas, no mar Mediterrâneo, França, Inglaterra, Havaii, Caribe e Austrália , ainda encontrando tempo para tirar licença para conduzir caminhões, parapente, equitação, windsurf, mergulho, delivery de embarcações, entre outros.

Momentos da aventura de Natasza.

Natasza, começou então a velejar com outros navegadores solitários. Navegou com o americano Brian Caldwell, que era anteriormente o mais jovem velejador solitário a completar uma volta ao mundo, (posto ocupado hoje pelo jovem Zac Sunderland http://veleiroplanetaagua.blogspot.com/2009/07/adolescente-americano-da-volta-ao-mundo.html ) e com John Australian Biddlecombe.

Natasza participou de muitas regatas, entre elas:

  • Sydney-Hobart 2002, 5º lugar, Swan 86
  • Antigua Sailing Week
  • Antigua Heineken Regatta
  • St. Maarten Cannes Classic Boats Race
  • France Rotary Cup
  • France-UK Tortola Cup
  • BVI Spring Regatta
  • Virgin Islands Odyssey Mini 6,5
  • France-Tunisia Tonga Sunset Races
  • Vavau, Tonga Auckland MRX Class
  • New Zealand Telstra Cup
  • Open 60 class
  • Adams10 Class
  • J24 National, Australia

Aos 22 anos, continuava perseguindo seu sonho e paixão... Adquirindo toda a experiência necessária para realização de seu projeto, buscando recursos, ela tinha um único propósito e sonho, dar a volta ao mundo sozinha, mais 8 anos se passaram até seu sonho se tornar realidade.

Como Natasza adquiriu seu veleiro, diz muito de sua determinação e persistência, ela ajudou a entregar o 1º Veleiro Fremantle construído na Austrália e o entregou em Honolulu, Hawaii.

"E ele esperou ali!" - Disse Natasza. Teve diferentes proprietários, e ela continuava procurando um barco para a realização de seu projeto. Em outra ocasião levou um barco de San Diego para o Havaii, e ele ainda estava lá, no entanto, o barco foi comprado por um australiano Mike Steward, ela então, convenceu Mike a trabalhar e preparar o barco antes mesmo de ter dinheiro para comprá-lo.

"Ele foi a primeira pessoa a acreditar no meu sonho, e sou muito grata a ele. Trabalhei durante dois meses, 20 horas por dia para que isso acontecesse". Natasza, admite que não tinha dinheiro suficiente e nem tempo para completar todos os preparativos que ela queria. "Eu apenas fiz o que era mais importante, pois a temporada de furacões não estava muito longe e eu tinha de começar".

O veleiro "Tanasza Polska Ustka" um Sparksman & Stephens 34'

Natasza iniciou sua circunavegação em 27 de julho de 2007. Logo após seu 30º aniversário, ela deixou Honolulu, Hawaii à bordo do Veleiro Tanasza Polska Ustka, um Sparksman & Stephens 34' um robusto barco.

"Eu tenho um barco muito forte, este barco pode ir a qualquer lugar". - Declara Natasza.

Ela lê muito... Com relação a alimentação, usa muita comida desidratada. Também gosta de frutos do mar frescos, mas confessa que não gosta de pescar.

Natasza, em sua passagem por Fernando de Noronha.

Percurso planejado: Darwin-Norte da Austrália, Ilhas Cocos, Ilhas Maurícios, Cidade do Cabo na África, Ilha de Santa Helena, Barbados, Ilhas Canárias , Canal do Panamá...

A rota da circunavegação de Natasza

Natasza alcançou Galápagos!

Sexta-feira, 14 agosto 2009. Após velejar durante 20 dias, Natasza alcançou com segurança as Ilhas Galápagos. Natasza, partiu do Panamá em 23 julho e chegou ao porto de Santa Cruz na noite de segunda-feira, 17 de agosto.

Última etapa da circunavegação.

Agora Natasza, parte para a última etapa de sua volta ao mundo... Ilhas Galápagos / Honolulu, Hawaii. Aproximadamente 4.700 milhas náuticas.

No momento, o Furacão Felicia deve retardar um pouco mais sua partida das Ilhas Galápagos, o Felicia se desloca exatamente na direção do Hawaii.

Bons Ventos a Natasza!

Zac Sunderland e Natasza na Ilha de Santa Helena

video

Vídeo - Natasza Caban - Solitária ao redor do mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário