segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Antonina, Paraná - Brasil. Nós já fomos!

Baía de Paranaguá, vista de um mirante da Estrada da Graciosa.

Julho/2009. Este post inaugura uma nova seção em nosso blog: Nós já fomos! Neste espaço, vamos juntos conhecer novos "cantinhos" e também revisitar outros que vale a pena voltar. Este é o caso de Antonina no Paraná, que agora vamos rever.

Depois de alguns dias aproveitando Angra dos Reis/RJ., havia chegado a hora de voltar para casa. Eu e a "Almiranta" carregamos o carro, e numa manhã de sábado ensolarado (depois de ficarmos uma semana em que choveu todos os dias)...Deixamos o Porto Marina Bracuhy, resolvemos voltar pela bela Rio/Santos e Paraty foi escala obrigatória em nosso retorno.

Também não conseguimos passar por Ilhabela/SP., sem pegar a balsa e revisitar esta ilha que é uma de nossas paixões. Havíamos deixado um último lugarzinho para rever, saímos da BR 116 e descemos a belíssima Estrada da Graciosa e pouco tempo depois estávamos mais uma vez na simpática e bela Antonina.

Igreja Matriz de Nossa Sra. do Pilar e o Camboa Hotel

Trecho do Diário da "Almiranta"

...Descemos até Antonina pela estrada da Graciosa, conforme o nome já diz, é um charme.... Dormimos em Antonina no Camboa Hotel. A noite, quando saímos para jantar, não havia quase ninguém na rua, achei sinistro, fomos até o restaurante Casa Verde que não fica muito longe do hotel (indicação do Vanderlei gerente do Camboa), ainda não conhecíamos, é um lugar aconchegante, com gastronomia deliciosa e de preços justos. Fomos atendidos pelo proprietário André, uma simpatia de pessoa, embalamos numa agradável conversa até às 22:00h, na volta haviam várias pessoas na rua, sentimos muita tranquilidade e segurança...

Casario Histórico da Rua Valle Porto, Antonina - PR.

Breve Histórico

Antonina nasceu das catas¹ e faisqueiras² de ouro que em meados do século XVII existiam na região.

O Capitão povoador sesmeiro de Nova Vila (Paranaguá), Gabriel de Lara, concedeu as primeiras sesmarias do litoral paranaense aos senhores Antonio Leão, Pedro Uzeda e Manuel Duarte, considerados fundadores de Antonina. Entretanto, segundo Ermelino de Leão, o fundador da Capela de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa (Antonina) foi o Sargento-Mor Manoel do Vale Porto.

Em 1714, foi autorizada a construção de uma capela em homenagem à virgem do Pilar nesse pequeno povoado e, assim, 12 de setembro de 1714 ficou considerada a data de fundação de Antonina. Era conhecida como Capela, daí seus habitantes serem chamados de "capelistas".

Em agosto de 1797, foi elevada à categoria de Vila, com a denominação de Antonina, em homenagem ao Príncipe D. Antônio. Em 06 de novembro de 1797, sua sede passa à categoria de Comarca da Província de São Paulo.

Atualmente o município encontra-se em processo de retomada do desenvolvimento econômico com a reativação de seu sistema portuário e da atividade turística.

¹O mesmo que: Minas de Ouro, Catas Altas, Serra do Caraça - Minas Gerais. Um dos primeiros lugares em que se descobriu ouro, por volta de 1694.

²Unidades menores, onde a extração do ouro era feita por garimpeiros que trabalhavam sozinhos, ou com um pequeno número de escravos.

Pescador na Baía de Antonina, PR.

Mais fotos de Antonina em: http://picasaweb.google.com.br/veleiroplanetaagua/AntoninaPRBrasil02?feat=directlink

Nós já fomos! Provamos e aprovamos...

Restaurantes:

Casa Verde Restaurante - Travessa Marinho de Souza, 34 - Centro (Calçadão) Antonina - PR. - Contatos André / Geisi - Fone 41 - 3432-3612

Le Bistrô Restaurante - Travessa 7 de Setembro, 01 - Centro - Antonina - PR. Contatos Telmo / Ana - Fone 41 - 3432-4947 www.bistroantonina.com.br

Hotel:

Camboa - Capela Antonina - Rua Valle Porto s/nº - Antonina - PR. Fone 41 - 3432 3267 www.hotelcamboa.com.br

Artigo relacionado:

Chegando pelo mar, Paranaguá - Antonina - Ilha do Mel.

Diário de nossa primeira visita a Baía de Paranaguá e região. http://www.popa.com.br/diarios/planeta-agua/prng-mel/index.htm

Fonte: Guia Turístico - Litoral do Paraná

----- Original Message -----

From: "capela" <capela@hotelcamboa.com.br>

To: "Fernando & Marta Maciel" <fomaciel@terra.com.br>

Sent: Wednesday, August 19, 2009 7:03 PM

Subject: Re: Fale Conosco Hotel Capela

> Olá Sr Fernando,

> Eu fico feliz em receber tão breve o seu contato e agradecido pelas palavras gentis. A matéria do Blog ficou muito boa e interessante, e espero que retornem o mais breve possível!!

> Um abraço!!

> vanderlei

2 comentários:

  1. achei muito bacana essa parte sobre o litoral do Paraná, o Hotel Camboa é excelente, pessoas agradáveis e muito simpáticas. ja estive aí e recomendo rs.! muito bacana seu blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário,
    Realmente é um lugar que vale a pena conhecer...
    Antonina, Morretes, Paranaguá e região são muito especiais.
    Ficamos satisfeitos que o conteúdo de nosso blog tenha agradado a você.
    Fernando

    ResponderExcluir