quinta-feira, 7 de maio de 2009

Perdemos o idealizador da REFENO... Faleceu Maurício Castro

Emílio Russell, Fernando Maciel e Maurício Castro - Atol das Rocas 10/2008.

Não lembro onde foi... Lembro apenas que durante o CCS 2009 um dia Marta checando os e-mails disparou a queima roupa: - "Fernando, o Maurício faleceu!" Foi uma notícia muito triste, a pouco tempo tínhamos feito este novo amigo, foi na XXª edição da REFENO no ano passado que tivemos a satisfação de conhecer este personagem ímpar da vela oceânica.

Quem nos enviou a triste notícia foi o comandante e amigo Emílio Russell, Emílio escreveu em seu e-mail: "Depois de quase 3 meses fora, retorno sábado ao Recife, onde só passarei 4 dias. Espero ainda dar tempo de ver ele pela última vez, e quem sabe dizer para ele, quanto eu o admirei nestes últimos 40 anos, que sempre velejamos no mesmo rumo, e que tive o privilégio de têlo como amigo".

O pioneiro

Até 1984, cruzar o mar que separa Recife de Fernando de Noronha era quase que um privilégio de estrangeiros a caminho da Europa. Mas, naquele ano cinco velejadores fizeram a primeira travessia brasileira bem sucedida. Na tripulação estava Maurício Castro (acima), hoje com 76 anos. Considerado o idealizador da REFENO, ele continua tendo idéias ousadas. "Agora, quero implantar uma classe de navegação astronômica, em que os eletrônicos sejam proibidos" defende Maurício. Revista Náutica nº 243, página 44.

Maurício Castro faleceu vítima de um tumor maligno que atingiu o fígado e os pulmões do experiente comandante. Maurício enquanto hospitalizado dispensou UTI, não quiz ser entubado e permanecia sedado mas, quase sempre consciente de tudo.

Maurício Castro foi sepultado dia 16 de Abril, às 16:00h, no Cemitério Morada da Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário