terça-feira, 19 de maio de 2009

Espaço da Vitória - Cruzeiro Costa Sul 2009 - XIV

Navio de containers chegando ao porto de Itajaí - SC. no 1º plano barco escola da ANI.

27.04 - Saímos às 3:00h da madrugada do Capri, a saída foi muito ruim (é claro que eu não vi nada, meu pai me contou), canal estreito, profundidade baixíssima, muitas luzes, o que acaba confundindo o velejador, frio, chuva, enfim... Essas coisas são para quem gosta mesmo.

O veleiro Alondra na poita em Itajaí - SC.

Navegamos durante 12 horas até Itajaí-SC. e chegamos às 15:00h. A barra de entrada do porto de Itajaí é muito bonita, protegida por dois enormes moles de pedras, quando chegamos ao Saco da Fazenda, local de nossa ancoragem, marinheiros vieram nos receber em botes para auxiliar e indicar as poitas para cada veleiro (poita pode ser uma âncora, bloco de concreto ou objeto pesado capaz de manter um barco em um ponto fixo, submersa a poita deixa a amostra na superficie apenas uma bóia onde fica preso o cabo de amarração).

Saco da Fazenda Itajaí - SC.

No Saco da Fazenda, não há clube nem marina, e sim uma pequena associação chamada ANI (Associação Náutica de Itajaí), que por sua vez tem sua sede instalada num container na beira da praia. Iniciativa de um casal de velejadores Vilmar e Gina do veleiro Jornal, que após 5 anos viajando ao redor do mundo, retornaram a sua cidade natal e porto de partida. Vilmar e Gina chegaram com o objetivo de construir uma Escola do Mar, local para poderem reunir crianças de ambos os sexos da rede pública de ensino, com o propósito de passar os conhecimentos adquiridos durante sua viagem de volta ao mundo.

Um container serve de sede para a ANI.

Super bacana o trabalho deles, pudemos presenciar e inclusive velejamos eu o Jonas e a Helena em um dos barquinhos. O Ivan do Taai Fung II, lá no Capri, nos contou do projeto desse casal e das condições em que trabalhavam, então agitou uma arrecadação da flotilha, cada um dava o valor que pudesse, para presentear e ajudar a ANI.

Vitória, Helena e Jonas velejando no Saco da Fazenda.

Como já falei, não tem clube... Mas nos fundos do container tem dois banheiros usados por eles, que aliás é um exemplo de limpeza, banho farto e "gelaaaado", encaramos assim mesmo. Quando chegamos já tinha um grande grupo nos esperando, inclusive um amigão do meu pai de Porto Alegre-RS. o "Chicão" Comodoro do Iate Clube Guaíba, gente finíssima.

Barco escola da Associação Náutica de Itajaí - ANI.

Estava marcado um jantar para a flotilha do CCS e o pessoal da ANI, foi em um restaurante quase enfrente a Associação foi só atravessar a rua, serviram frutos do mar. Nossa!... Nunca comi tanto fruto do mar como nesta viagem. Estava tudo muito bom, o pessoal da ANI, passou um vídeo sobre o início de suas atividades e um pouco da história do projeto, depois teve agradecimentos, a entrega do valor arrecadado junto a flotilha do CCS, a janta e até sorteio, foi eu quem tirei os papelzinhos e adivinhem qual foi o primeiro barco sorteado???... Não foi marmelada, eu juro, mas acabei ganhando um livro sobre Itajaí.

Flotilha do CCS no Saco da Fazenda em Itajaí - SC.

2 comentários:

  1. Vitória,
    Parabéns pelos seus posts. Muito interessantes , concisos e precisos. As fotos são ótimas e ilustram bem os relatos.
    Nós do Taai-Fung II tivemos muito prazer em velejar (ou seria melhor dizer motorar ?), enfim em conhecer e conviver com essa super simpática família.
    Esperamos poder revê-los quem sabe em Bracuí, por ocasião do encontro da ABVC, ou em qualquer outra oportunidade.
    Beijos e abraços,
    Ivan e Egle

    ResponderExcluir
  2. Nós também gostamos muito de conhecer o casal do tempo...E esperamos encontra-los em breve.

    Beijos também.

    Da família Planeta Água

    ResponderExcluir