terça-feira, 21 de abril de 2009

Espaço da Vitória - Cruzeiro Costa Sul 2009 - V

Imagem de satélite para vocês saberem certo onde andamos.

*Para ver qualquer imagem postada neste blog em formato original, clique sobre ela.

18.04 - Acordamos super cedo... Nossa saída do Marujá estava prevista para às 8:00h e queríamos conhecer a praia do Marujá, quando pegamos o bote para ir a terra, o comodoro da flotilha informou que houve alteração no horário de saída (acabamos saindo só às 9:45h), mudança necessária para aguardar nossos companheiros do Veleiro Gameio que havia ficado em Cananéia para reparos (aquele que entrou na barra de Cananéia rebocado), assim ficamos mais tranquilos para conhecer a pequena vila e a praia do Marujá, não demoramos mais de 10 minutos para atravessar uma restinga onde vimos muitas bromélias, no final da trilha o nosso amigo "mar", mais um lugar belíssimo, até ondas estavam rolando, e eu mais uma vez na seca... Não tínhamos desembarcado a prancha. Bem, saímos dali para encarar o "Canal do Varadouro". Na frente da flotilha seguiu o trawler Savana (comandante Jeferson), que já é experiente na travessia do canal, mais uma experiência e um obstáculo vencido, pois esse canal tem uma profundidade muito baixa, portanto, não tínhamos certeza de que nosso barco passaria sem problemas, nosso "medo" é o calado do Planeta Água (medida entre a linha d'água e o bulbo da quilha que no Planeta é de 1,65 metros, ou seja, temos que ter no mínimo 2,00 metros de água para navegar ou âncorar), tanto que um dos veleiros encalhou e nós e outro demos só uma raspadinha. Que lugar!... Incrível, uma vegetação riquíssima, montanhas intocadas, comunidades isoladas, vilas fantasmas, o canal do Varadouro é ora estreito, ora mais aberto, bárbaro, porém, tivemos uma companhia nada agradável no percurso, muitos mosquitos e mutucas, chineladas para cá e para lá, o cockpit ficou cheio deles (mortos é claro), picaram até o rosto e o pescoço do meu pai, mesmo assim valeu... Chegamos por volta de 17:30h na sub-sede do Iate Clube de Paranaguá que fica na ilha da Cotinga. Foi uma tremenda recepção do comodoro, um verdadeiro anfitrião. Tomamos um banho "gelado" e adivinhem?? Churrasco... Oferecido pelo clube, maravilha. Depois de muita comida e conversa, caminha.

Praia do Marujá, Ilha do Cardoso - São Paulo.

Adolescente em crise no Marujá, Ilha do Cardoso - São Paulo.

Tripulação do Planeta Água "descobrindo" novos lugares.

Fundeio no Mar de Ararapira, Marujá - Ilha do Cardoso, São Paulo.

Vila "fantasma" as margens do canal do Varadouro.

Flotilha do CCS 2009 "Varando o Varadouro" de Cananéia, SP à baía de Paranaguá, PR.

Enquanto navegávamos no canal do Varadouro, curiosamente por um bom tempo tivemos o estado de São Paulo na margem direita e o Paraná na margem esquerda.