quinta-feira, 12 de março de 2009

Peixes Voadores

Você sabia que ???

Existem cerca de 50 espécies de peixes voadores que vivem nos mares quentes de todo o mundo e que medem entre 10 e 45 cm ? Esses peixes usam as barbatanas peitorais para levantar vôo. Quando nadam debaixo d'água, mantêm estas barbatanas junto ao corpo. Somente após atingirem a velocidade de 50 km/hora na água, levantam vôo num ângulo de 15°. Então, distendem as barbatanas peitorais, para que o ar os impulsione e planam a uma altura de um metro acima das ondas. Um vôo dura de 04 a 10 segundos e pode cobrir uma extensão de 45 metros. Algumas espécies chegam a percorrer 90 metros a uma altura de 1,5 metros ou mais acima da superfície do oceano, durante 10 segundos. Os peixes voadores conseguem fazer vários vôos planados sucessivos. Cada vez que retornam à superfície da água, as batidas da cauda voltam a impulsioná-los para cima. Quando voam a favor do vento vão mais longe e mais alto. Já houve casos de peixes voadores que caíram num navio cujo convés estava a 11 metros acima da superfície do mar. Existe um outro peixe que também voa, é o peixe machadinha. É um peixe de água doce, da América do Sul e um parente afastado da carpa e do peixe elétrico. Embora pequeno (07 cm) este peixe possui força motriz durante o vôo. Seu amplo tórax possui enormes músculos que movimentam as barbatanas peitorais. Elas batem tão depressa que provocam zumbido e eles voam somente a 09 centímetros acima da água. Necessitam da distância de 12 metros para decolar para um vôo que é sempre curto (cerca de 1,5 metros).

6 comentários:

  1. olha pescaram um peixe aqui em buzios brasil mas ele é muito estranho por favor me respondam ele parece um sapo em cima e tem as barbatanas de peixe voador parece muito peixe voador esses peixes são comestiveis

    ResponderExcluir
  2. Pedimos mil desculpas por nossa demora em responder, foi uma falha muito grave...Mas a resposta é sim são comestíveis, são considerados excelentes e são muito consumidos em determinadas regiões.
    Abraço e Bons Ventos.
    Fernando

    ResponderExcluir
  3. quantos anos ele pode chegar a viver?

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal !!! vcs me ajudaram bastante pk eu tenho um trabalho de Artes para fazer e tem que criar um livro a professora sortiou os bichos que a que a gente tinha que pesquisar e eu tirei o "Peixe-voador" e adorei esse site !!
    Obrigado a todos !!

    ResponderExcluir
  5. Ficamos muito felizes em poder ser útil de alguma forma...
    Muito obrigado por seu comentário !

    ResponderExcluir