terça-feira, 17 de março de 2009

Errata - Peixes Voadores

Peixe cabra ou Falso voador

A foto acima apareceu na postagem anterior "Peixes Voadores", como sendo de um peixe voador erroneamente. Nosso amigo comandante Sérgio Amaro Gomes, Veleiros Travessura e Fandango, http://www.tresnomundo.com.br/ nos enviou um e-mail dando o alerta sobre a mancada.

Peixe Cabra também conhecido como Falso Voador

Você sabia que ???

A cabeça do peixe cabra é completamente protegida por uma carapaça pesada, cheia de sulcos. As carapaças de algumas espécies têm espinhos afiados. O traço mais extraordinário do peixe cabra não é o capacete, mas as nadadeiras. O peixe pode dobrar suas barbatanas dorsais como dois leques e encaixá-las em sulcos que tem no corpo e que são do mesmo tamanho das barbatanas. Os três primeiros raios da barbatana peitoral podem mover-se livremente. O peixe utiliza-os como falsos artelhos para repousar no fundo do mar, ou até para sua locomoção.

A espécie mais comum é a do peixe-cabra azul, e sua carne é a mais apetitosa. todas as outras espécies costumam ser chamadas peixes-cabras vermelhos, mesmo que tenham outra cor. Fora da água, o peixe-cabra emite um som que parece um grunhido. Esses falsos grunhidos são produzidos pela rápida vibração da parede da bexiga natatória. Todos os peixes cabras têm hábitos semelhantes. Eles se alimentam de crustáceos e moluscos encontrados na plataforma continental do Atlântico.

2 comentários:

  1. Ta mais para peixe borboleta do que para cabra. afinal, por que peixe cabra?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Jacke...Já os peixes Borboleta (Amarelo e o Listrado) de Borboleta só tem o colorido. Jacke, acredito que chamaram de Cabra em razão da cabeça triangular e ossuda que de certa forma lembra o animal. Os espécimes maiores possuem alguns apreciadores, que consideram sua carne saborosa.
    Abraços e Bons Ventos.
    Fernando

    ResponderExcluir